Ano de 2015 será marcado por obras de infraestrutura portuária

Modernizar a gestão portuária e a revisão de processos, com o objetivo de conferir agilidade e eficiência às operações no Porto de Santos. Esse é o principal objetivo da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) para 2015. O órgão anunciou que o ano será marcado por empreendimentos que potencializarão a infraestrutura do Complexo.

Dentre os projetos previstos está o Portolog, responsável pela gestão do acesso rodoviário. O novo sistema permitirá sincronizar a chegada de caminhões e de cargas aos terminais, alinhado à programação e ao credenciamento de veículos, garantindo plena utilização dos acessos ao Porto.

A gestão do canal de navegação contará com o Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS). O equipamento permitirá controlar, em tempo real, por meio de radares e câmeras, o tráfego de embarcações no canal de navegação do Porto, possibilitando um planejamento eficiente no uso dos acessos aquaviários.

Para revigorar as estruturas do Complexo, obras de reforço também estão previstas para este ano, possibilitando o aprofundamento dos berços de atracação sem prejudicar a segurança do cais. Os novos projetos beneficiarão terminais que operam no local, como o da Rumo, líder mundial na logística de açúcar para exportação.