Aumento de 10% na base de clientes e construção de 439 quilômetros de rede marcam o segundo trimestre da Comgás

A Comgás divulgou hoje, 13 de agosto, os resultados do segundo trimestre de 2014. 

A companhia encerrou o primeiro semestre do ano com 1.402.836 clientes conectados. No último trimestre, a concessionária investiu cerca R$164 milhões e adicionou 439 quilômetros de rede, 15% acima quando comparado ao 2T13. A companhia manteve o foco nos segmentos residencial e comercial, conectando 126.826 e 1.287 novos clientes nos últimos 12 meses, respectivamente.

No período foi distribuído cerca de 1,4 bilhão de m3 de gás, volume 3,1% inferior ao comercializado no 2T13. Apesar do alto nível de clientes conectados o segmento residencial apresentou queda de 2,4% no volume. A variação é explicada, principalmente, pela temperatura elevada no ano, que reduziu o consumo do energético, que é utilizado no aquecimento de água para banho.

No segundo trimestre de 2014, os investimentos feitos pela Comgás somaram R$164 milhões, totalizando R$ 320 milhões ao ano. Aproximadamente 73% dos recursos foram utilizados em projetos de expansão da rede de distribuição, que já totalizam 11.711 quilômetros.

O EBITDA normalizado pela conta corrente regulatóriofoi de R$ 339 milhões no 2T14, uma redução de 14,4% comparada aos R$ 396 milhões atingidos no 2T13. Na comparação entre semestres, o primeiro semestre de 2014 teve EBITDA normalizado de R$ 622,0 milhões, 5,5% abaixo quando comparado ao acumulado do ano anterior.

Em relação à Segurança, não houve incidentes com afastamento e a companhia se manteve no patamar de zero incidente por milhão de homem/horas trabalhadas.

Mercados & Clientes

Mercado Residencial distribuiu 57,3 milhões de m3 de gás no segundotrimestre de 2014, volume 2,4% inferior ao mesmo período do ano anterior (58,7 milhões de m3). O segmento encerrou o trimestre com 989.190 medidores conectados, um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período de 2013 (916.418 medidores). Esse número inclui condomínios com medidores coletivos que atendem a vários clientes com um único medidor. Assim, ao considerar o número de Unidade Domiciliar Autônoma, que mede apenas uma residência, são 1.388.413 UDA´s conectadas em junho de 2014. A empresa abriu a 1ª loja, em parceria com a contratada Casa Clima, e iniciou a operação de serviços.

Mercado Comercial contabilizou 30,4 milhões de m3 distribuídos no segundo trimestre de 2014, representando um crescimento de 1,1% do volume distribuído quando comparado ao 2T13 (30,1 milhões de m3). Essa variação explica-se pela ligação de 1.287 clientes nos últimos 12 meses, sendo 350 deles somente no 2T14. Além de prospectar clientes, a companhia vem desenvolvendo novas aplicações para os estabelecimentos comerciais que já estão conectados, como a climatização de ambientes, conversão de fornos a lenha, entre outros.

No Segmento Industrial, o mais significativo em termos de volume comercializado, foram distribuídos 925,8 milhões de m3, valor 3,5% abaixo do distribuído em 2T13 (958,9 milhões de m³). Esta variação está relacionada com o desempenho da economia e a baixa atividade industrial no período. Além disso, a Copa do Mundo alterou os turnos de muitas fábricas, diminuindo a produção, o que refletiu significativamente na demanda de gás natural. A empresa possui 1.029 clientes, responsáveis por 66% do consumo total. Também foi conectado 17 novos clientes, um recorde trimestral.

Na Cogeração, que é caracterizada pela produção simultânea de energia térmica e elétrica a partir do gás natural, houve redução de 8,6% no volume de gás distribuído, atingindo 78,0 milhões de m3 no período versus 85,4 milhões de mno 2T13. Essa variação deveu-se à saída de duas empresas do segmento têxtil, que anulou o efeito dos clientes que se mantiveram na base e consumiram acima do previsto, em virtude do alto preço da energia elétrica no mercado livre (PLD – preço liquidação da diferença).

Termogeração que consiste em um processo de obtenção de energia elétrica a partir da queima do gás fechou o trimestre com 251,8 milhões de m3, representando um aumento de 7,2% quando comparado ao 2T13 (234,9 milhões de m3). Cabe ressaltar que os contratos de fornecimento de gás firme da Comgás não incluem o abastecimento das termelétricas.

Por fim, a Comgás distribuiu 55,8 milhões de m³ de Gás Natural Veicular (GNV) no 2T14, uma redução de 11,5% no volume, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Apesar da queda do volume, pelo segundo trimestre consecutivo, a empresa registra aumento no número de instalações do kit GNV: foram 998 conversões, 14,4% a mais do que no 2T13 (872 conversões). Atualmente a companhia possui 302 postos de combustíveis e o segmento representa 4% do volume total de gás distribuído.

Glossário

• EBITDA (Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization): representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas por meio de suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.