Comgás entrega caminhão VUC movido a GNV

Uma parceria entre a Comgás, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo (Setcesp) e a Iveco, resultou em um caminhão VUC (Veículos Urbanos de Carga), movido a gás natural veicular (GNV), entregue no último dia 27, terça-feira, a empresa Mira Transportes. O veiculo, composto por seis cilindros, com 62 m³ no total, que permite rodar de 320 a 350 quilômetros.

Este é um projeto piloto, a fim de analisar a viabilidade técnico-econômica na distribuição urbana de mercadorias, feitas por veículos com motor dedicado exclusivamente ao GNV. O veículo fará parte da frota de seis transportadoras diferentes, durante seis meses, rodando um mês em cada transportadora, sendo as outras cinco: West Air Cargo, Tex Courier, RG log, Expresso Mirassol e Jamef.

De acordo com o consultor de Marketing, Erick Porfirio, o projeto foi abraçado pela Setcesp e Iveco, que estão cada vez mais interessadas em apoiar o desenvolvimento de alternativas ambientais e economicamente sustentáveis para o setor de carga do Estado de São Paulo. “Com as informações coletadas durante estes seis meses, será possível propor melhorias, ou ajustes (caso sejam necessários), para que este veículo seja comercializado”, disse Porfirio. A intenção da Iveco é iniciar comercialização dos caminhões VUC a gás em 2016. ​