Conheça as atividades do conferente de Embarque

Conferir a documentação de um navio e acompanhar o embarque da carga são algumas das funções que garantem a qualidade e a eficiência das operações da Rumo, líder mundial na logística de açúcar para exportação. Essas são somente parte das responsabilidades do conferente de Embarque. Ele faz a interface com o comandante do navio, garante que o produto esteja de acordo com as especificações e realiza as liberações das embarcações.

Roberto Craf Kablan Alves Ferreira trabalha na Rumo há 10 meses e se diz apaixonado pelo que faz e pelos desafios do dia a dia. “Somos encarregados de preparar a documentação do navio e elaborar relatórios para agências, órgãos reguladores e laboratórios. Além disso, transmitimos as informações da embarcação para outras áreas da empresa, fazemos a gestão dos dados e somos responsáveis por solicitar a contratação de mão-de-obra avulsa”, conta ele.

Segundo Roberto, o escopo de seu trabalho engloba a atracação e desatracação dos navios no Terminal e, para ele, o maior desafio é lidar com fatores climáticos que podem atrapalhar o cumprimento de prazos. “O foco da nossa atividade é garantir que o processo de embarque ocorra com o máximo de eficiência e produtividade, respeitando todos os procedimentos”, diz ele.