Conheça o Programa Jogue Limpo

Criado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) em 2005, o Programa Jogue Limpo recebeu em 11/11 o prêmio de melhor exemplo em mobilização social, no V Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza. A Cosan Lubrificantes orgulha-se desta conquista, como uma das fundadoras e participante ativa no desenvolvimento deste Programa.

O objetivo desse projeto é dar uma destinação ambientalmente correta às embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo, utilizando um sistema de logística reversa. O recebimento das embalagens é feito em pontos cadastrados de revenda dos lubrificantes, e após serem recolhidas, as embalagens são transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento. Nessas centrais, as embalagens plásticas usadas recebem um tratamento especial, em que são drenadas, retirando todo o resíduo de lubrificantes que poderia contaminar a reciclagem, e também prensadas, possibilitando assim, seu encaminhamento para as empresas recicladoras licenciadas e aprovadas pelo Programa.

Atualmente o Programa está presente em 70% dos municípios brasileiros, mas o objetivo é que já em 2016 ele totalize todo o território nacional. Neste ano, o projeto espera atingir a marca de 70 milhões de embalagens coletadas e destinadas corretamente, e para o ano que vem o Programa terá vida própria se tornando o Instituto Jogue Limpo, que será formado por representantes das principais companhias do setor.

O coordenador executivo do Programa acredita que o Jogue Limpo é o resultado da conscientização do setor: “não há ganho econômico com esta iniciativa, mas sim um compromisso com a preservação do meio ambiente, já que os custos para viabilizar a logística reversa das embalagens são absorvidos pelas empresas patrocinadoras”. Para a Cosan Lubrificantes o projeto representa uma ação efetiva para a redução do impacto ambiental e conscientização da população ao direcionar o descarte de embalagens contaminadas de forma correta. Trata-se de um modelo bem estruturado, que cumpre o regimento legal e evidencia uma eficaz sintonia entre objetivos governamentais e privados.