Evento Comgás: O Futuro do Gás Natural no Novo Desenho Urbano das Cidades

Em comemoração aos 10 anos de seu Programa de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, em 25/09 a Comgás realizou o evento “O Futuro do Gás Natural no Novo Desenho Urbano das Cidades”, que marca também o início de um novo ciclo de projetos.

Na abertura do evento, o Secretário de Energia do Estado de São Paulo, Marco Mroz, e o Diretor-presidente da Comgás, Luis Henrique Guimarães, falaram sobre os desafios da companhia. “O passado da Comgás nos enche de orgulho, mas nossos olhos estão no futuro. Propor novas ideias para as aplicações de gás natural é essencial”, afirmou Luis Henrique.

O gás natural está inserido no contexto do meio urbano seja na infraestrutura, seja na questão da mobilidade ou nas edificações, pautas dos três temas discutidos no evento. Atualmente, a Comgás conta com mais de 1,4 milhão de clientes e tem o desafio de ocupar um espaço cada vez maior. Além de todos os aparelhos já movidos com energia a gás natural, quais outros podem existir? Esse é o desafio que está lançado a futuros parceiros.

“Inovação está no DNA da empresa. O fato de a Comgás ter trazido o tema das cidades para o evento contextualiza o papel e o desafio que a Comgás tem pela frente. Ao desenvolver esse tema na mente das pessoas que estão participando, que têm olhares diferentes e de uma forma muito mais macro, dá para projetar de fato um futuro para que a Comgás se prepare para ele”, afirma a palestrante do evento e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Carla Fonseca.

O professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do curso de especialização sobre energias renováveis, eficiência energética e geração distribuída, José Roberto Simões Moreira, participa dos projetos de P&D da Comgás desde o início do programa, em 2004. No evento, Simões apresentou o projeto de tri geração, uma das diversas parcerias do laboratório da faculdade com a empresa.

“Essas associações geralmente são maturadas nos encontros em que são discutidas algumas demandas da Comgás e a capacitação de parceiros”, explicou o professor.

Os participantes realizaram uma visita guiada pela empresa e puderam conhecer instalações e aplicações do gás, sendo também instigados a propor novos projetos e ideias.

O evento também foi palco da divulgação do Prêmio Inova Comgás, que buscará incentivar a geração de inovação no uso do gás natural. O lançamento do prêmio está previsto para o primeiro semestre de 2015.