Nova tecnologia ampliará segurança no Porto de Santos

Terminais, como o da Rumo, serão beneficiados com o monitoramento do canal de navegação

O Porto de Santos passou a contar com uma tecnologia especial, inédita no Brasil, que irá auxiliar e otimizar as manobras dos navios, aumentando a segurança da navegação e a eficiência dos terminais portuários. Na última semana (15/09), foi inaugurado, pela Praticagem de São Paulo, o novo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT).

Utilizando câmeras de alta definição, a nova instalação será responsável pelo monitoramento dos canais de navegação do Complexo. O centro também realizará a medida da velocidade e da direção das correntes marítimas, da altura das ondas e da intensidade dos ventos, além da verificação da visibilidade na região. As informações coletadas pelos sensores, localizados ao longo do cais santista, serão disponibilizadas pela Praticagem.

No Terminal da Rumo, líder mundial na logística de açúcar para exportação, o novo investimento possibilitará a agilidade nas operações de atracação e troca dos navios, além de potencializar a segurança das embarcações.