Rumo inicia operações com soja em grão

Ampliando seu potencial de atuação e sua capacidade de propor soluções estratégicas, a Rumo, líder mundial na logística de açúcar para exportação, passou a realizar operações também com grãos de soja. Na última terça-feira (17/02), o Terminal de Santos recebeu o primeiro caminhão carregado com o produto desta safra, que será transportado também por ferrovias.

Para essa nova operação, os armazéns e moegas foram segregados e preparados para o recebimento, garantindo a integridade dos grãos de soja e do açúcar.

Na operação de embarque, o novo produto demanda que seja realizado o rechego, que nada mais é do que a acomodação da carga em todos os espaços disponíveis no porão do navio. O processo é necessário por conta do formato do grão, que pode “rolar”, desequilibrando o peso da embarcação.

A expectativa é de que a Rumo amplie cada vez mais sua atuação no segmento de grãos, garantindo eficiência operacional para movimentar esse e outros tipos de carga.

Integridade

A qualidade da soja para exportação é atestada pelo padrão Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais), que analisa e identifica aspectos do produto como grau de umidade e de impurezas.