Comgás levará gás natural a Suzano

A Comgás iniciará em agosto as obras de expansão de rede no município de Suzano (SP), que levará gás natural a residências e comércios da cidade. O projeto prevê 11 fases, com a ligação do primeiro cliente em setembro deste ano e término da primeira fase do projeto, que prevê 35 quilômetros de rede de distribuição, no primeiro trimestre de 2015.

Somente na primeira fase, a expectativa é que cerca de 1.400 residências sejam atendidas com a rede de gás natural canalizado. Desse total, cerca de 800 casas receberão o energético ainda este ano.

Ao todo, serão instalados 295 quilômetros de rede de distribuição, que vão beneficiar 13,5 mil residências, além de sete mil apartamentos (condomínios verticais) e pequenos e médios estabelecimentos comerciais.

As obras da Comgás são realizadas pelo método de construção não-destrutivo, denominado furo direcional. Com este sistema a empreiteira abre duas pequenas valas de aproximadamente 1,5 m x 1,5 m, com até 100 metros de distância entre si, onde por meio de um equipamento de perfuração horizontal a tubulação é instalada no subsolo. Com esta técnica de construção não há a necessidade de abrir valas em toda extensão da via por onde passará a rede de gás. Esse sistema minimiza os transtornos para o trânsito e para a comunidade.