Comgás e Raízen patrocinam exposição sobre fotografia moderna brasileira no Masp

Com 279 obras do acervo do Foto Cine Clube Bandeirante, Museu de Arte de São Paulo apresenta exposição sobre os distintos rumos da fotografia no Brasil

São Paulo, 26 de novembro de 2015 — A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) e a Raízen são duas das patrocinadoras da exposição “Foto Cine Clube Bandeirante: do arquivo à rede. A visitação começa nesta sexta (27/11), no primeiro andar do Museu de Arte de São Paulo (Masp), apresentando 279 obras de 85 artistas, todos ex-integrantes do clube. A mostra fica aberta até 20 de março de 2016. A curadoria é de Rosângela Rennó, curadora-adjunta de fotografia no Masp.

Inaugurado em 1939, e ainda em atividade, o Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) é considerado o mais influente clube de fotografia de São Paulo. As obras da exposição pertencem a antigos integrantes e mostram os anos de desenvolvimento do fotoclube de onde se consagraram fotógrafos como German Lorca, Gaspar Gasparian, José Oiticica Filho e Thomas Farkas, um dos pioneiros na fotografia moderna do país. O espaço ganhou mais visibilidade ao estimular discussões e debates críticos sobre a arte de fotografar. Durantes seus anos de atuação o clube promoveu seminários, concursos e artigos que estimularam a consolidação e evolução da fotografia moderna brasileira.

As fotografias são organizadas cronologicamente a partir da data da sua primeira participação em um salão fotográfico. A exposição também apresentará a lista de salões fotográficos, dos anos 1940 aos anos 1980, trechos escolhidos sobre estética fotográfica extraídos dos boletins publicados pelo FCCB, e um mapa com as localidades por onde as fotografias passaram.

É a primeira vez que a Comgás patrocina uma exposição no Museu de Arte de São Paulo. A Companhia, no entanto, já vem apoiando uma série de cursos na Escola do Masp.

O incentivo à cultura já faz parte do dia a dia da Raízen, que considera esta prática fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A empresa apoia iniciativas e reafirma sua responsabilidade na promoção de ações culturais, como por exemplo, o patrocínio ao projeto “Educar na Praça”, que realiza atividades gratuitas nas áreas de saúde, cultura, cidadania, educação, assistência jurídica, esporte e entretenimento nas cidades onde a Raízen atua. Também vale destacar o apoio da empresa aos espetáculos “Chacrinha, o Musical”, “Mudança de Hábito”, “220 Volts”, a Creche Lar Criança Feliz, que auxilia pacientes com câncer e seus familiares e ao Espaço Pipa de Piracicaba, que atua no suporte às famílias de pessoas com síndrome de Down, capacitando-os para cuidar da educação dos filhos.

Foto Cine Clube Bandeirante: do arquivo à rede

Data: 27 de novembro de 2015 a 20 de março de 2016

Abertura: 26 de novembro, 20h

Local: Primeiro andar do MASP

Endereço: Av. Paulista, 1578, São Paulo, SP

Horários: terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30); quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)

Ingressos: R$ 25,00 e R$ 12,00 (meia-entrada)

O ingresso dá direito a visitar todas as exposições em cartaz no dia da visita.

Estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam R$ 12,00 (meia-entrada).

Menores de 10 anos de idade não pagam ingresso.

O MASP aceita todos os cartões de crédito.

O MASP tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo, e às quintas-feiras, a partir das 17h.

Classificação livre.

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) é a maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil e atende mais de 1,5 milhão de clientes do estado de São Paulo. A empresa emprega recursos tecnológicos pioneiros no desenvolvimento, implantação e gerenciamento das redes de distribuição e na expansão dos serviços, interligando grandes bacias de gás com o maior mercado consumidor do país: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A área de concessão da Comgás abrange 177 cidades do estado de São Paulo, que representam aproximadamente 26% do PIB brasileiro e mais de 35% do consumo de energia do País. Atualmente a companhia possui cerca de 13 mil quilômetros de rede de distribuição atendendo clientes em 79 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial e residencial, além de fornecer gás natural veicular (GNV) e viabilizar projetos de cogeração e climatização.

Apoio cultural - A Comgás tem como foco impulsionar movimentos culturais das mais diversas vertentes e por isso mantem com incentivos estaduais e federais o patrocínio de filmes, exposições, musicais, cursos, apresentações, caravanas culturais, campeonatos esportivos, competições de corrida, entre outros.

Desde a privatização diversos projetos receberam investimento como, por exemplo, a construção do Parque Candido Portinari, o Museu da Cana-de-Açúcar, em Piracicaba e aportes feitos para o Museu Pelé, em Santos.

Confira as mais recentes ações de patrocínio:

- Filmes “SOS Mulheres ao Mar 2” e “Chico Artista Brasileiro”

- Cursos oferecidos pela “Escola do Masp”

- Caravana Emcena Brasil

- Espetáculo: “Monica Mundi, Constellation”

- Restauração do Museu Tarsila do Amaral

- Campeonato Is Open SP 2015, Polo Aquático (Jundiaí) e Beach Tênis

- Desafio das Serras

Sobre a Raízen

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das cinco maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 59 aeroportos, possui 63 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por 5.428 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 951 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 12 anos, possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou aproximadamente 5.600 alunos e mais de 800 mil pessoas com ações realizadas desde 2012.