Comgás apresenta mais de 10 soluções a gás natural na Feicon Batimat 2017 e Expo Arquitetura Sustentável

Companhia destaca produtos e tendências para arquitetura e construção civil em casas e prédios com foco em inovação, praticidade e conforto; parceria entre São Paulo Expo e Comgás garante energia e climatização do evento no primeiro sistema de cogeração em um centro de exposições no Brasil

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) participa da Feicon Batimat 2017 — o 23º Salão Internacional da Construção — e da Expo Arquitetura Sustentável.

A exposição começa no dia 4 de abril e se prolonga até o dia 8 no São Paulo Expo – o antigo Expo Imigrantes.

Patrocinadora dos dois eventos, a Comgás conta com um estande em cada um dos espaços, onde apresenta mais de 10 aplicações a gás natural para uso residencial, comercial e automotivo.

Na Feicon Batimat, o estande fica na Rua D80. Já na Expo Arquitetura Sustentável, o espaço da Comgás pode ser encontrado na Rua F20.

"O uso do gás natural é uma tendência em crescimento em todo o mundo e, no Brasil, a Comgás está na linha de frente na adoção de tecnologias que transformam o futuro das pessoas", afirma a Head de Marketing da Comgás, Milena Brito.

"São soluções inovadoras que aumentam o conforto, a praticidade e a segurança de nossos clientes nas residências, nos comércios e nas indústrias, contribuindo para a melhoria do bem estar das pessoas e proporcionando aumento na produtividade dos negócios", acrescenta Milena.

O estande da Comgás vai apresentar sistemas de aquecimento de água para banho, cocção (fogão, chapas, fornos, inclusive forno de pizza), aquecimento de piscinas, secadoras, saunas, churrasqueiras, lareiras, piso aquecido e geradores de energia para situações de emergência, entre outros usos para o gás natural.

“O mercado de equipamentos está em constante evolução. Em conjunto com nossos parceiros, estamos viabilizando novos serviços e aplicações para o uso do gás natural”, afirma a Head de Marketing da Comgás”

"Vamos apresentar nossas soluções para engenheiros, arquitetos, designers de interiores e profissionais de decoração e para o público em geral. São opções que podem ser desenvolvidas em projetos de reformas ou no início de uma nova edificação, garantindo a qualidade dos projetos”, completa Milena.

Distribuído de modo canalizado, o gás natural tem fornecimento ininterrupto e não precisa ser armazenado em botijões, cilindros ou centrais de abastecimento, como acontece com o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Outra vantagem: é mais leve que o ar e se dissipa mais facilmente na eventualidade de um vazamento quando comparado ao gás de botijão (GLP). Um fator que aumenta a segurança.

Conheça sete soluções a gás natural no São Paulo Expo

1 - CHP – Cogeração a gás natural

Com uso indicado para condomínios e comércios, esse equipamento compacto gera água quente e energia elétrica em um processo de mini e micro cogeração a gás natural.

Até 2015, esse equipamento era acessível apenas para indústrias e grandes consumidores de energia elétrica.

Agora, a solução já está disponível para estabelecimentos de menor porte. A Comgás viabilizou a chegada dessa alternativa no Brasil tanto para consumidores residenciais e comerciais — condomínios e academias, por exemplo.

A cogeração é uma das mais eficientes formas de produção de energia elétrica porque alia o uso simultâneo de um combustível limpo como o gás natural para gerar energia elétrica e térmica dentro das instalações do consumidor.

2 - Geração de energia a gás natural

Geradores são equipamentos que permitem autossuficiência e segurança energética em condomínios residenciais e corporativos, casas e estabelecimentos comerciais nos chamados horários de ponta. Ele funciona como um sistema de energia back up.

Movidos 100% a gás natural, esses geradores são acionados automaticamente quando há falha de abastecimento da rede elétrica convencional. Permitem até mesmo a geração total de energia. Em edifícios corporativos e comerciais —  shoppings centers, por exemplo — , a cogeração é uma das mais eficientes formas de produção de energia elétrica porque alia o uso simultâneo de um combustível limpo (gás natural) para gerar energia elétrica e térmica dentro das instalações do próprio centro de compras.

E o gás natural é a melhor solução para horários em que a energia elétrica fica até quatro vezes mais cara e mais instável por conta do excesso de demanda, geralmente entre 17h30 e 20h30. O uso da geração de energia a gás neste momento pode representar economia de até 70%.

Para residências e estabelecimentos comerciais que utilizam geradores de energia movidos 100% a gás natural para back up, em caso de falhas no sistema elétrico convencional, o custo operacional é diminuído em até 50% na comparação com os equipamentos movidos a diesel.

O uso do gás natural para esta finalidade garante mais segurança aos usuários. Afinal, o gerador a gás não necessita de tanques de combustível para armazenamento. Canalizado e com fornecimento contínuo, o gás natural apresenta outra vantagem em relação ao diesel —   permite operações prolongadas sem a preocupação com reabastecimento.

Outro importante ganho é ambiental: o uso do gás natural assegura a redução de 20% na emissão de CO2 e de 90% de material particulado NOx, em relação aos equipamentos movidos a diesel.

3 - Piscinas com aquecimento a gás natural

O gás natural viabiliza um novo formato de aquecimento capaz de otimizar a mistura de ar e combustível. Isso proporciona eficiência, aquecimento rápido da piscina e controle de temperatura.

Uma das opções é a de “quebrar o gelo”, reduzindo a sensação de piscina gelada e estabilizando a temperatura em 28ºC —  considerada a ideal para a prática de esportes —  ou até mesmo uma mais elevada.

4 – Alto padrão: diversas aplicações a gás natural

O estande da Comgás apresenta uma série de aplicações para empreendimentos e residências de alto padrão: piso aquecido, lavanderia, lareira, cocção, geração de energia, banho, churrasqueiras, aquecedores, sauna, ar condicionado, toalheiro, secadoras, entre outras.

5 - Apoio para Sistema solar a gás natural

Uma das novidades do estande da Comgás é esse sistema que otimiza e serve de apoio ao sistema de aquecimento solar. Ele garante água quente até nos dias mais frios porque permite um aquecimento cinco vezes mais rápido em relação ao equipamento de apoio back up de energia elétrica convencional.

Como a instalação desse back up movido a gás natural é bem mais simples, torna-se possível utilizar boilers menores. Isso possibilita o uso de menor área de instalação de coletor.

6 - Secadora a gás natural

Com tecnologia japonesa, as secadoras movidas a gás natural garantem um ciclo até quatro vezes mais rápido que as secadoras elétricas, gerando economia e garantindo performance.

O equipamento é computadorizado. Isso permite diversas programações de secagem, conforme a quantidade e o tecido. Ele também conta com um sensor que avalia a umidade das roupas, adequando o tempo do ciclo de secagem, para não danificar as fibras e para uma roupa macia e pré passada.

As secadoras movidas a gás natural incorporam ainda um sistema de autodiagnostico e indicadores de manutenção. O equipamento é compacto e com baixa potência, podendo ser instalada sem duto de exaustão.

7 - Forno de Pizza a gás natural

Uma das atrações do estande da Comgás são os fornos de pizza a gás natural. Preservando o sabor da pizza, os fornos a gás natural permitem um ganho maior de produtividade em relação aos fornos a lenha, não necessitando de estocagem, eliminando sujeira, fuligem, além de garantir a confiabilidade do combustível, uma vez que muitas lenhas utilizadas não são certificadas.

O equipamento a gás natural também permite o controle exato da temperatura do forno, garantindo a cocção completa em toda a pizza.

A redonda é assada sem queimar o fundo ou as bordas e de forma muito saborosa — não por acaso, um dos clientes da Comgás, a Graça Di Napolli, acumula dois prêmios, a de melhor pizza de São Paulo (“Comer & Beber” da revista Veja SP 2014/15) e de melhor do Brasil (revista Gula 2015), usando forno a gás natural.

Feicon  Batimat 2017

23º Salão Internacional da Construção

Data: de 4 a 8 de abril de 2017

Horário: terça a sexta das 11h às 20h e sábado das 9h às 17h

Local: São Paulo Expo - São Paulo/SP - Rod. Imigrantes Km 1,5 s/n

Informações: www.feicon.com.br

Estande da Comgás: Rua D80

3ª Expo Arquitetura Sustentável

Data: de 4 a 7 de abril de 2017

Horário: terça a sexta das 11h às 20h

Local: São Paulo Expo - São Paulo/SP - Rod. Imigrantes Km 1,5 s/n

Informações: www.expoarquiteturasustentavel.com.br

Estande da Comgás: Rua F20

Sobre a Feicon Batimat

Referência no mercado de construção civil e arquitetura, a Feicon Batimat completa 23 anos de história e é o único evento da América Latina que proporciona uma visão completa da área em um só lugar.

A feira é considerada uma plataforma de inspiração para milhares de visitantes por reunir todos os setores da cadeia produtiva e apresentar uma extensa e variada programação temática, o que faz do evento um marco no calendário de vendas da construção civil no país.

Em novo endereço, a Feicon Batimat acontece no São Paulo Expo, disponibilizando uma planta 100% setorizada, estrategicamente organizada onde todos os setores serão facilmente localizados pelos compradores que desejam fazer negócios.

Sobre a Expo Arquitetura Sustentável

A mostra reúne todos os modelos e normas de certificações do mercado, integrando toda a cadeia industrial com as políticas públicas e privadas (empreendedor, arquiteto, engenheiro, construtor e lojista). Acontecendo simultaneamente à Feicon Batimat, é considerado evento referência para o setor de arquitetura e construção civil ao proporcionar experiências, inovações e conteúdo relevante.

Sobre a Comgás e a São Paulo Expo

Em outubro, o São Paulo Expo concretizou uma parceria com a Comgás para instalar o primeiro sistema de cogeração e climatização a gás natural em um centro de exposições no Brasil.

Com a iniciativa, o São Paulo Expo — administrado pelo grupo francês GL events — passa a ter capacidade de produzir até 6 MW de energia elétrica e de climatizar grande parte da área de centro de exposições a partir de uma única fonte de energia, o gás natural. No total, são 100 mil metros quadrados de área: 90 mil m² com modulações para até oito pavilhões e 10 mil metros quadrados do centro de convenções.

A usina é constituída de três geradores de 2 MW da General Eletric. Em paralelo, aproveitando o calor dos motores, funciona um sistema de refrigeração da LG, com um chiller de absorção de 900 TRs.

O equipamento produz parte da água gelada utilizada no processo de climatização — tarefa que terá o reforço de outros dois chillers de absorção de queima direta do gás natural, cada um com 1.100 TRs. São mais de 3.000 toneladas de refrigeração para toda a área do centro de convenções.

Informações para a Imprensa

Assessoria de Comunicação da Comgás |  Loures Consultoria

Juliana Freitas  | Tel.: (11) 9 8486-9512| E-mail: juliana.freitas@louresconsultoria.com.br e imprensa@comgas.com.br

Juan Saavedra | Tel.: (11) 9 9231-6621 | | E-mail: juan.saavedra@louresconsultoria.com.br e imprensa@comgas.com.br