Comgás entrega 22,6 km de redes renovadas em Moema e começa mais 13,3 km na região dos Jardins

A Companhia de Gás de São Paulo acaba de concluir 22,6 km de renovação da sua rede, sendo 14,2 quilômetros em Moema e 8,4 quilômetros na Vila Nova Conceição. As obras, que tiveram início em março, acabam de ser concluídas, beneficiando mais de 6 mil clientes dos segmentos residencial e comercial na região.

Agora, a Companhia entra em uma nova fase do processo de renovação, beneficiando mais 10.950 mil clientes. Serão 13,3 quilômetros de rede que receberão intervenções no perímetro formado pelas avenidas Paulista, Nove de Julho, Brigadeiro Luís Antônio e Rua Estados Unidos.

De acordo com as autorizações da administração municipal toda a operação será realizada no período noturno, das 22h às 05h, para diminuir o impacto no trânsito local. As obras têm duração de três meses, com uma pausa durante as semanas do Natal e do Ano Novo por conta do alta procura pela região.

A renovação tem o objetivo de aumentar a segurança da rede, minimizando a necessidade de manutenções e possibilitando a oferta de um serviço melhor aos clientes da região.

“Com a renovação nós inserimos uma nova tubulação de polietileno na antiga rede de ferro fundido. Esse novo material possui melhor qualidade, o que facilita ações de manutenção e a rápida intervenção da nossa área operacional sempre que necessário. Com essa operação é possível ampliar a disponibilidade de gás natural, além de eliminar possíveis riscos operacionais”, explica a gerente assistente de Renovação de Rede da Comgás, Ledivaldo Antonio Delgado.

O polietileno, adotado pela maior parte das distribuidoras de gás no mundo, é utilizado desde 1999 no processo de expansão e renovação de redes da Comgás.

Para otimizar a execução dos serviços, a Comgás utiliza em suas obras o Método Não Destrutivo. Com este método, a Companhia abre duas valas de aproximadamente 1m x 1m, a cada 100 metros de distância uma da outra. Após essa operação insere a nova tubulação dentro da rede já existente, sem a necessidade da abertura de grandes valas no solo. O procedimento minimiza os efeitos no entorno da obra, bem como a área de interdição e a produção de resíduos como entulho.

Sobre o gás natural

O gás natural é um energético moderno, seguro, prático e mais limpo gerando baixa emissão de poluentes e melhorando sensivelmente as condições ambientais. Dispensando armazenamento no seu local de uso, o gás natural pode ser aplicado em diversos segmentos.

Nas residências, o uso é indicado para fogão, aquecedor de água, lareira, churrasqueira, calefação e na climatização de ambientes. Já o comércio e setor de serviços pode utilizar o gás natural em fornos, fogões, fritadeiras, climatização e geração de energia. O gás natural também pode ser utilizado nos veículos, através do Gás Natural Veicular (GNV) e nas indústrias.

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,6 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 13 mil quilômetros de rede de distribuição em 87 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração. Site: ​​​http://www.comgas.com.br​