Comgás registra aumento da base de clientes e do volume de vendas no 3T17

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) encerrou o terceiro trimestre de 2017 (3T17) com mais de 27 mil novas conexões, saindo de 1.740.879 clientes no 2T17 para 1.768.040 no 3T17. Na comparação com o total acumulado no 3T16 (1.665.798), o crescimento é de 6,1%.

Resultados operacionais

O volume de vendas da empresa foi de 1,11 bilhão de metros cúbicos no 3T17, alta de 4,6 % na comparação com o mesmo período de 2016.

O segmento residencial fechou o trimestre com um crescimento de 4,5%, impactado principalmente pela adição de 101 mil clientes nos últimos 12 meses.

Já o volume comercial cresceu 4,7% em comparação com o 3T16, impulsionado pela alta do número de clientes nesse período.

Na área industrial, o crescimento foi de 4,5% em relação ao 3T16, em função do maior consumo de alguns clientes, além da retomada gradual da atividade econômica. Destaque para os setores químico/petroquímico, automotivo e siderúrgico.

Resultados financeiros

A receita líquida da Comgás atingiu R$ 1,5 bilhão no período, 11,3% maior na comparação com o 3T16. O resultado reflete o crescimento do volume de gás distribuído no período e o ajuste das tarifas em maio de 2017, conforme deliberação da ARSESP.

O EBITDA normalizado foi de R$ 476,9 milhões no 3T17, refletindo o maior volume de vendas e a correção das margens da companhia pela inflação no último mês de maio.

O lucro líquido normalizado pela conta corrente regulatória foi de R$ 214,7 milhões no 3T17 (R$ 207,9 milhões em IFRS), resultado 19,4 % acima quando comparado ao mesmo período de 2016.

Os investimentos totalizaram R$ 126,4 milhões no 3T17. Já a alavancagem líquida normalizada passou de 1,2x em dezembro de 2016 para 0,8x em setembro de 2017.

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) — Bovespa: CGAS3 e CGAS5, Reuters: CGAS3.SA e CGAS5.SA e Bloomberg: CGAS3:BZ e CGAS5:BZ — trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro. A Comgás vem passando por um processo de grande evolução. Mais do que uma distribuidora de gás natural, a Comgás é, hoje, uma empresa de soluções e serviços em energia.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,7 milhão de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração.

Informações para a Imprensa

Vanessa Oliveira
E-mail: vanessa.oliveira@loures.com.br  e imprensa@comgas.com.br
Tel.: (11) 3325-6249 / 99816-0627

Thais de Araujo
E-mail: thais.araujo@louresconsultoria.com.br e imprensa@comgas.com.br
Tel.: (11) 3897-5928 / 99137-0064