Comgás registra crescimento de 110% nas conversões de veículos para o GNV no ano de 2016

A economia proporcionada pelo Gás Natural Veicular (GNV) frente aos combustíveis líquidos segue atraindo a atenção de motoristas. A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) registrou em 2016 um aumento de 110% no número de conversões de carros para o GNV frente aos dados de 2015.

Ao todo as conversões passaram de 3.527para 7.391. Somente no mês de dezembro, o número de conversões pulou de 444 em 2015 para 754, em 2016. Os números foram coletados em empresas de conversão de veículos na área de concessão da Comgás que atende a grande São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba e região administrativa de Campinas.

Das conversões no ano passado, 40% foram realizadas em carros de passeio, 32% em veículos vinculados ao aplicativo Uber, 23% em táxis e 5% em frotas.

“Em um cenário de crise econômica, os consumidores buscam alternativas para equilibrar o orçamento. E o GNV proporciona um rendimento muito maior por quilômetro rodado, com uma média de economia superou 50% ao longo de 2016”, explica o Gerente de GNV da Comgás, Ricardo Vallejo.

“Atualmente o usuário que percorre 60 km/dia ou 1.800 km/mês, consegue obter o retorno da conversão em 12 meses. Essa conta vem sendo feita cada vez mais pelos consumidores, que vêm percebendo as vantagens do GNV, com alta tecnologia, segurança e qualidade”, completa Vallejo.

GNV permanece competitivo

Mesmo com os anúncios de redução nos preços dos combustíveis líquidos, o GNV permanece competitivo, apresentando uma economia de 57%, em relação ao etanol e 53% em relação à gasolina, de acordo com cálculos da Comgás, considerando a média de preços em São Paulo conforme levantamento realizado pela Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) e a média de rendimento de cada combustível.

De acordo com o cálculo da Comgás, o custo médio do quilometro rodado com GNV chega a R$ 0,17 enquanto com a gasolina o valor pode chegar a R$ 0,36 e com o etanol a R$ 0,39. Isso significa que com R$ 30 o motorista consegue rodar 177 km (GNV), 84 km (gasolina), 77 km (etanol).

Dez coisas que você precisa saber sobre o GNV

1 - ECONOMIA

O GNV é comercializado em metros cúbicos enquanto o etanol e a gasolina são precificados em litros. Por isso, o que conta não é o preço da bomba, mas o rendimento. E o GNV proporciona um rendimento superior. Na comparação do custo por quilômetro rodado com o de combustíveis líquidos, a economia do GNV supera em média o patamar de 50% no Estado de São Paulo.

2 - INVESTIMENTO

O custo de uma conversão pode variar conforme a oficina. Atualmente, custa em torno de R$ 3.990 - valor pode ser financiado em todas instaladoras. O investimento é amortizado pela economia mensal. Quem roda aproximadamente 1.800 km/mês, por exemplo, pode recuperar o valor em um ano e usufruir integralmente da economia nos anos seguintes.

3 - PERFORMANCE

Com o Kit GNV de Geração 5, totalmente eletrônico, a performance do carro praticamente não é alterada - a perda de potência é de apenas 3%, algo imperceptível até para um piloto profissional. Não há prejuízos para o motor.

4 - MANUTENÇÃO

O Kit GNV de Geração 5 eliminou problemas como o ressecamento de mangueiras ou a necessidade de troca constante de velas. A partida do veículo é realizada pelo combustível original. Após o motor atingir a temperatura ideal, que gira em torno de 90ºC, o gás entra em operação. A manutenção segue o estabelecido no manual do veículo, sem necessidade de manutenção adicional.

5 - CONVERSÃO

É fundamental fazer a conversão em uma oficina certificada pelo Inmetro. Existe um selo criado em 2007 para certificar que as instaladoras de GNV atendem aos critérios de segurança, qualidade e padronização necessários para a instalação do sistema.  A certificação é realizada pelo Centro de Tecnologias do Gás, consórcio entre o Senai e a Petrobras.

6 - SEGURANÇA

O combustível é muito seguro. Menos inflamável que a gasolina ou o etanol, o GNV é mais leve que o ar e se dissipa rapidamente em caso de vazamento. Os equipamentos do Kit GNV Geração 5 seguem padrões internacionais de qualidade e segurança. O cilindro de GNV é projetado com o mesmo material e normas, por exemplo, de um cilindro de oxigênio hospitalar.

7 - REDE DE POSTOS

A Comgás tem uma de rede de 271 postos com a opção do GNV em sua área de concessão (Grande São Paulo, Campinas e região, Vale do Paraíba e Baixada Santista). Somente no município de São Paulo são aproximadamente 150 postos. Existe um aplicativo para celular (IOS e Android) que permite encontrar o posto mais próximo de GNV, bem como calcular a economia em relação a outros combustíveis.

8 - MEIO AMBIENTE

Os veículos movidos a gás natural veicular reduzem a emissão de poluentes. O GNV emite em média 15% a menos de CO2 em relação ao etanol e 20% a menos na comparação com a gasolina.

9 – MOBILIDADE

O crescimento do consumo de GNV melhora a mobilidade urbana. Por ser canalizado, a distribuição do GNV vem por tubulação subterrânea, enquanto os combustíveis líquidos dependem de reabastecimento por intermédio de transporte por caminhão, o que contribui para congestionamentos.

10 – ANTIFRAUDE

O GNV não pode ser adulterado nem inalterado, o que proporciona ao consumidor uma confiabilidade maior sobre a origem e a qualidade do produto.

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,6 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 13 mil quilômetros de rede de distribuição em 80 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração. Site: www.comgas.com.br