Consumidores de GNV na região de Itapevi devem abastecer temporariamente em postos de Barueri e Osasco

Único posto que fornece GNV em Itapevi tem suspenso o fornecimento por tempo indeterminado, após identificada irregularidade no sistema de medição; 

Ação não prejudica a qualidade e a segurança do GNV fornecido e os consumidores que já abasteciam no posto não foram lesados;

Comgás está negociando com outros postos de combustíveis em Itapevi para ampliar alternativas de abastecimento dos consumidores de GNV;

Aplicativo gratuito “GNV Comgás” está disponível na Apple Store e no Google Play

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) começou na segunda-feira (06/03) uma inspeção nos postos de Gás Natural Veicular (GNV) em sua área de concessão. A ação tem o objetivo de fiscalizar o sistema de medição do GNV fornecido para os postos, visando aferir com precisão a quantidade de gás comercializado entre a concessionária e o posto de combustível.

Em uma dessas inspeções, os técnicos das Comgás encontraram uma irregularidade no sistema de medição do único posto que fornece GNV no município de Itapevi.  Essas alterações encontradas no sistema de medição desse posto não representam qualquer prejuízo na qualidade e na segurança do GNV fornecido – e os consumidores que já abasteciam no posto não foram lesados. Não há, ainda, previsão de quando esse posto de combustível voltará a fornecer GNV. 

Como consequência, na quarta-feira (08/03), esse posto teve suspenso seu fornecimento de GNV por tempo indeterminado, conforme prevê contrato. Nessa operação, a Polícia Civil foi acionada para periciar o caso. 

Este é o único posto de combustível em Itapevi que fornece GNV. Por isso, os consumidores da região precisam programar os abastecimentos de GNV de seus veículos em postos de combustíveis em municípios vizinhos (Barueri e Osasco, por exemplo).

Em paralelo, a Comgás está negociando com outros postos de combustíveis em Itapevi para ampliar as alternativas de abastecimento dos consumidores de GNV no município. 

Hoje, a Comgás conta com 270 postos em sua área de concessão, na Região Metropolitana de São Paulo, na Região Administrativa de Campinas, no Vale do Paraíba e na Baixada Santista.

A Companhia acaba de disponibilizar para download na internet o aplicativo gratuito “GNV Comgás”, um guia de navegação prática que interage com o Waze. O app pode ser encontrado na Apple Store (iOS) e Google Play (Android).

***

Onde abastecer nos municípios vizinhos

Posto Duque Barueri – Rua Campos Sales, 934 - Alphaville – aproximadamente 10,4 km de distância ou 15 minutos a uma velocidade média de 40 km/h.

Posto Duque Alphaville - Alameda Rio Negro 600 - Alphaville - aproximadamente 13,6 km de distância ou 15 minutos a uma velocidade média de 40 km/h.

***

Rede de GNV da Comgás tem mais de 270 postos; aplicativo gratuito “GNV Comgás” está disponível para download na Apple Store e Google Play

A Comgás disponibiliza um aplicativo que ajuda o consumidor a localizar o posto de combustível mais próximo que abastece com GNV. O app é gratuito e está disponível para download na Apple Store (iOS) e no Google Play (Android).

O aplicativo “GNV Comgás” funciona como um guia de navegação prática que interage com o Waze. Com ele, o motorista que precisar abastecer com GNV poderá encontrar um dos 270 postos mais próximos à sua localização atual. Ao escolher o local, o aplicativo traça o melhor caminho para o motorista chegar ao posto no menor tempo possível. 

Com o "GNV Comgás" também é possível ter informações sobre a taxa de economia do GNV na comparação com os demais combustíveis líquidos de qualquer município.

Para quem ainda não utiliza o GNV, o aplicativo traz uma lista das convertedoras certificadas pelo programa “GNV 10” que foram reconhecidas pela Comgás por atender a todos os critérios de segurança, qualidade e padronização na instalação do kit de conversão. 

Na opção “O Que Muda?”, o usuário confere de forma interativa as principais alterações que são realizadas em seu veículo com a conversão. Outro menu aborda os mitos e verdades, mostrando que o combustível alia economia e performance.

“Com esse lançamento oferecemos ainda mais facilidade para nossos clientes. Agora, eles conseguem verificar todas as informações sobre os benefícios do GNV de forma rápida e prática pelo smartphone”, afirma Ricardo Vallejo, Gerente de GNV da Comgás.

“Nosso objetivo é o de oferecer uma ferramenta de fácil navegação para atender às necessidades em tempo real. Nossa ideia também é que futuramente possamos utilizar esse app como instrumento para oferecer promoções aos clientes”, diz Vallejo.

***

Dez coisas que você precisa saber sobre o GNV

1 - ECONOMIA

O GNV é comercializado em metros cúbicos enquanto o etanol e a gasolina são precificados em litros. Por isso, o que conta não é o preço da bomba, mas o rendimento. E o GNV proporciona um rendimento superior. Na comparação do custo por quilômetro rodado com o de combustíveis líquidos, a economia do GNV supera em média o patamar de 50% no Estado de São Paulo.

2 - INVESTIMENTO

O custo de uma conversão pode variar conforme a oficina. Atualmente, custa em torno de R$ 3.990 - valor pode ser financiado em todas instaladoras. O investimento é amortizado pela economia mensal. Quem roda aproximadamente 1.800 km/mês, por exemplo, pode recuperar o valor em um ano e usufruir integralmente da economia nos anos seguintes. 

3 - PERFORMANCE  

Com o Kit GNV de Geração 5, totalmente eletrônico, a performance do carro praticamente não é alterada - a perda de potência é de apenas 3%, algo imperceptível até para um piloto profissional. Não há prejuízos para o motor.

4 - MANUTENÇÃO

O Kit GNV de Geração 5 eliminou problemas como o ressecamento de mangueiras ou a necessidade de troca constante de velas. A partida do veículo é realizada pelo combustível original. Após o motor atingir a temperatura ideal, que gira em torno de 90ºC, o gás entra em operação. A manutenção segue o estabelecido no manual do veículo, sem necessidade de manutenção adicional. 

5 - CONVERSÃO

É fundamental fazer a conversão em uma oficina certificada pelo Inmetro. Existe um selo criado em 2007 para certificar que as instaladoras de GNV atendem aos critérios de segurança, qualidade e padronização necessários para a instalação do sistema.  A certificação é realizada pelo Centro de Tecnologias do Gás, consórcio entre o Senai e a Petrobras. 

6 - SEGURANÇA

O combustível é muito seguro. Menos inflamável que a gasolina ou o etanol, o GNV é mais leve que o ar e se dissipa rapidamente em caso de vazamento. Os equipamentos do Kit GNV Geração 5 seguem padrões internacionais de qualidade e segurança. O cilindro de GNV é projetado com o mesmo material e normas, por exemplo, de um cilindro de oxigênio hospitalar.

7 - REDE DE POSTOS 

A Comgás tem uma de rede de 270 postos com a opção do GNV em sua área de concessão (Grande São Paulo, Campinas e região, Vale do Paraíba e Baixada Santista). Somente no município de São Paulo são aproximadamente 150 postos. Existe um aplicativo para celular (IOS e Android) que permite encontrar o posto mais próximo de GNV, bem como calcular a economia em relação a outros combustíveis.

8 - MEIO AMBIENTE

Os veículos movidos a gás natural veicular reduzem a emissão de poluentes. O GNV emite em média 15% a menos de CO2 em relação ao etanol e 20% a menos na comparação com a gasolina.

9 – MOBILIDADE 

O crescimento do consumo de GNV melhora a mobilidade urbana. Por ser canalizado, a distribuição do GNV vem por tubulação subterrânea, enquanto os combustíveis líquidos dependem de reabastecimento por intermédio de transporte por caminhão, o que contribui para congestionamentos. 

10 – ANTIFRAUDE

O GNV não pode ser adulterado nem inalterado, o que proporciona ao consumidor uma confiabilidade maior sobre a origem e a qualidade do produto. 

***

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,6 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 14 mil quilômetros de rede de distribuição em 87 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração. Site: www.comgas.com.br

Informações para a Imprensa

Juan Saavedra

E-mail: juan.saavedra@louresconsultoria.com.br e imprensa@comgas.com.br

Tel.: (11) 9 9231-6621

Juliana Freitas 

E-mail: juliana.freitas@louresconsultoria.com.br  e imprensa@comgas.com.br 

Tel.: (11) 9 8486.9512

Renato Krausz

E-mail: renato.krausz@louresconsultoria.com.br e imprensa@comgas.com.br

Tel.: (11) 9 9893-8414