Em Santos, novo ‘Hospital dos Estivadores’ adota gás natural para produzir sua própria energia e climatizar ambientes

A adoção do gás natural como fonte energética é uma das novidades na remodelação do Hospital Municipal de Clínicas e Maternidades de Santos. Com a parceria entre a Prefeitura de Santos e a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), a unidade hospitalar — mais conhecida como Hospital dos Estivadores — passa a ser capaz de produzir a própria energia a partir do gás natural, de forma mais eficiente e com mais segurança de abastecimento.

O hospital terá um sistema de geração de energia elétrica que será acionado em situações de emergência e em horário de ponta, entre 18h e 21h, quando a energia elétrica convencional pode chegar a ser até quatro vezes mais cara do que em outros horários.  Os geradores têm capacidade para gerar até 660 kW, utilizando 13.000 metros cúbicos de gás natural por mês.

Outra novidade, também utilizando como fonte o gás natural, é o sistema de climatização do tipo GHP (Gas Heat Pump), com capacidade de 240 TRs e uso de 18.000 metros cúbicos de gás natural por mês. O equipamento será utilizado para refrigerar toda a instituição. A climatização a gás natural vai possibilitar um melhor aproveitamento energético. O sistema a ser implementado reduzirá cerca de 300 kW de demanda elétrica. “Grandes consumidores de energia, como hospitais, universidades, hotéis e supermercados, cada vez mais veem no gás natural uma alternativa competitiva e segura para operar seus geradores, principalmente nos horários em que a energia elétrica é muito mais cara”, afirma Silvio Del Boni, gerente regional da Comgás na Baixada Santista e ABC. 

“O gás natural está cada vez mais competitivo e a adoção de um sistema de geração em horário de ponta vai proporcionar economia e garantir a segurança e a eficiência energética do hospital, com ganhos operacionais. Além disso, a geração de energia movida a gás natural minimiza danos ambientais em relação aos geradores que funcionam a diesel", completa o gerente regional da Comgás.

A Comgás irá também fornecer gás natural para aplicações convencionais, como aquecedores de água para duchas e cocção em um abastecimento que totaliza 8,200 metros cúbicos/mês. No total, a Comgás vai fornecer 39.200 metros cúbicos/mês.

Outros clientes em Santos

A rede de distribuição da Comgás na Baixada Santista conta com 377 quilômetros, abrangendo os municípios de Santos, São Vicente e Cubatão. São 45.000 clientes, dos quais aproximadamente 92% no segmento comercial, 5% no comercial e 3% no industrial. Entre os clientes da Comgás estão todas as empresas do polo petroquímico de Cubatão, a Universidade Santa Cecília (duas unidades), a Câmara Municipal de Santos, o hospital Ana Costa, os Shoppings Praiamar e Brisamar (ambos do Complexo do Grupo Mendes), os emblemáticos restaurantes Paquito e Café Carioca, além de outros 58 restaurantes da revitalizada região do Centro de Santos,  o novo prédio da Petrobras, a climatização da  churrascaria Tertúlia, os quiosques da orla marítima de Santos e a fábrica de sorvetes Kaskão em São Vicente.

Sobre o gás natural

O gás natural é utilizado em residências, no comércio, em indústrias e veículos, para inúmeras aplicações, incluindo a geração e cogeração de energia. Tem fornecimento contínuo, garantindo a produtividade em indústrias e comércios, e mais conforto a clientes residenciais.

Devido à sua composição, o gás natural produz queima limpa e uniforme, com muito menos fuligem, particulados e outras substâncias que prejudicam o meio ambiente. É um energético limpo que gera baixíssima emissão de poluentes e melhora sensivelmente as condições ambientais, contribuindo para a redução de emissões dos gases de efeito estufa (GEE).

O gás natural também garante mais segurança. Por ser canalizado, não precisa ser transportado nem armazenado em botijões, cilindros ou centrais de abastecimento. Na prática, retira das ruas centenas de caminhões então utilizados para o transporte de combustíveis como GLP (gás de botijão, diesel, lenha).  Mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento.

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,6 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui cerca de 14 mil quilômetros de rede de distribuição em 87 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração. Site: www.comgas.com.br