Nova gasolina aditivada Shell V-Power chega ao Brasil depois de cinco anos de desenvolvimento

Após cinco anos de desenvolvimento, a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, lança a nova geração da gasolina aditivada Shell V-Power no mercado nacional, primeiro lançamento global da marca, que chega de forma simultânea em 26 países. A campanha representa um dos maiores investimentos em Marketing de Produto desde que a Raízen licencia a marca no Brasil. A nova Shell V-Power começa a ser distribuída ao longo do mês de outubro para os mais de 6.000 postos de abastecimento da Shell espalhados pelo país.

Com foco na performance e no alto rendimento, a nova Shell V-Power conta com o exclusiva tecnologia Dynaflex, e é especialmente recomendada para os motores cada vez menores dos automóveis modernos (com turbo e injeção direta), ou para aqueles usados nos SUVs, veículos mais pesados que os carros de passeio dos quais se originam.

“A Shell investe globalmente US$ 1 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento de novos combustíveis. Foram cinco anos de pesquisa junto com a Ferrari para chegar à formulação da nova gasolina aditivada Shell V-Power, a melhor de todos os tempos”, afirma Eduardo Wantuil, diretor de Marketing da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil. “A nova Shell V-Power mostra a sintonia da empresa com as demandas do consumidor, já que ela atende justamente às necessidades de quem está comprando os carros com motores mais compactos, e também daqueles que preferem SUVs e crossovers, veículos mais pesados, que precisam da máxima eficiência de seus propulsores”, completa.

Embora tenha sido concebida com foco na nova geração de motores desenvolvidos pela indústria automobilística, a nova Shell V-Power pode trazer benefícios a motores de carros mais antigos e também para motocicletas e barcos, dado seu poder de limpeza que extrai mais rendimento e performance do motor, auxiliando em sua durabilidade.

“Era disso que estávamos tratando quando lançamos a campanha ‘Humanologia’ como novo posicionamento da marca Shell, mostrando que a sensibilidade para entender as pessoas e seus anseios faz parte de todo nosso trabalho de desenvolvimento tecnológico. Posso garantir que a nova Shell V-Power é nossa opção mais gratificante para o consumidor, uma escolha inteligente e moderna”, destaca Eduardo Wantuil.

Nova tecnologia Dynaflex

A novidade para garantir performance e rendimento é a nova tecnologia Dynaflex – tecnologia exclusiva da Shell –, que reduz o atrito entre as peças do motor, como válvulas, anéis de pistões, bomba e bicos injetores de combustível, gerando ainda maior limpeza e proteção para o motor.

A nova Shell V-Power apresenta 40% mais moléculas de limpeza, comparada à Shell V-Power Nitro +, e um novo ingrediente de redução de atrito que permite às partes móveis trabalharem mais livremente. Nos carros com motores compactos, como os de três cilindros, e também nos SUVs e crossovers (mais pesados que os carros convencionais), é ainda mais essencial eliminar os depósitos de sujeira de superfícies importantes nos motores.

Para esses propulsores com menos folgas entre os componentes, ou com menor relação peso-torque, a formação de películas que reduzem o atrito é vital para evitar o desgaste prematuro dos componentes e para garantir o máximo desempenho idealizado pelo fabricante. “Com o uso contínuo da nova Shell V-Power, o motor mantém por mais tempo as características originais de desempenho, economia e baixas emissões”, explica Gilberto Pose, engenheiro de combustíveis da Raízen.

Na prática, o consumidor que utiliza regularmente essa gasolina se beneficia imediatamente de maior prazer ao dirigir e, em longo prazo, gera mais rendimento na manutenção do motor.

Dos laboratórios e pistas para as ruas

Mais de 170 técnicos e cientistas foram envolvidos no projeto em todo o mundo, com a meta de desenvolver o melhor combustível aditivado de todos os tempos. Foram dezenas de milhares de horas de pesquisa e desenvolvimento ao longo de mais de cinco anos para obter esse nível de evolução tecnológica em combustível, tendo em mente um produto de grande utilidade no dia a dia dos consumidores.

Com uma parceria de mais de 60 anos, a Shell também contou com a importante colaboração dos técnicos e pilotos da equipe Ferrari de Fórmula 1 no desenvolvimento da nova Shell V-Power. Afinal, a atual tendência de downsizing de motores surgiu nos bólidos dessa categoria, criando um desafio para as escuderias e seus parceiros. Por conta disso, a Shell reformulou sua gasolina para atender às novas exigências de motores mais justos, com menos folga e mais tendência ao atrito dos componentes.

O uso da gasolina aditivada Shell V-Power Racing e o lubrificante Shell Helix Ultra levaram a uma melhora na eficiência de 23,3% nos carros da Ferrari, com ganho de 0,5 segundo por volta em testes realizados em pistas de Fórmula 1 na Europa, com pilotos profissionais. Esse conhecimento foi aplicado no desenvolvimento da nova Shell V-Power para os carros de rua.

Sobre a Raízen

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis.

A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar.

Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, produz 4,2 milhões de toneladas de açúcar anualmente e 4,7 milhões de toneladas são comercializadas. A companhia também tem 940 MW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e a empresa comercializa anualmente 2,8 milhões de MWh de energia elétrica. A Raízen também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select.

Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do Estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.