Programa de Educação Ambiental da Rumo é reconhecido pelo Sesi do Paraná

O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Rumo receberá do Serviço Social da Indústria do Paraná (Sesi-PR) o Selo Sesi ODS, devido à eficácia de atuação do projeto em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A entrega oficial será feita no dia 17 de outubro, no Campus da Indústria, em Curitiba (PR).

O certificado refere-se às diretrizes apontadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como essenciais para melhorar o desenvolvimento internacional de maneira responsável, ética e igualitária. O PEA possui essas características por levar conhecimento ambiental, educacional e ferroviário em atividades para crianças e jovens, reforçando noções de cidadania e segurança.

Neste ano, os colaboradores da Rumo já chegaram em mais de 20 municípios dos seis estados em que a Companhia atua, atendendo a 2,5 mil alunos da rede pública de ensino. Em 2016, foram envolvidos 2,6 mil estudantes.

Sustentabilidade e novas ideias

O selo foi criado neste ano como uma categoria especial do Prêmio Sesi ODS, que incentiva a atuação de instituições em programas sociais. “Nosso principal objetivo é reconhecer publicamente empresas com práticas sustentáveis”, afirma Zeni Shisuco Okayama, assessora de Projetos Estratégicos do Sesi-PR.

O destaque atribuído ao Programa de Educação Ambiental da Rumo serve de forte incentivo para novas ideias. “É gratificante quando percebemos a mudança de atitude das crianças e jovens em relação à ferrovia. O que antes era somente um espaço para passagem dos trens torna-se um local de atenção e cuidado”, afirma André Petick Dias, coordenador de licenciamento ambiental da Companhia e responsável pela iniciativa.

Já existem estudos para aliar as atividades propostas a novas tecnologias – como o uso de óculos de realidade aumentada, por exemplo, que permitiriam uma experiência e aprendizado mais efetivos. “Percebemos que os participantes do PEA realmente tornam-se multiplicadores desses cuidados com a ferrovia, levando informações importantes sobre a segurança”, explica Dias.

Sobre a Rumo

A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, mil locomotivas, 25 mil vagões e mais de 13 mil funcionários diretos e indiretos. Sua capacidade de elevação no Porto de Santos e no Porto de Paranaguá é de 29 milhões de toneladas ao ano.