Rumo ALL remete a Santos “um navio” de soja por dia

 

Nove comboios ferroviários saem carregados diariamente de terminais instalados no Sudeste mato-grossense com destino ao porto paulista

 

O escoamento da safra recorde de soja, estimada em mais de 100 milhões de toneladas, entra em seu período mais movimentado e atinge marcas impressionantes no Brasil. A Rumo ALL está remetendo de Mato Grosso direto para o Porto de Santos volume equivalente a um navio carregado de grãos por dia.

 

A movimentação acontece num ano em que o Brasil está se superando na produção e na exportação de soja. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê para 2015/16 colheita de 101 milhões de toneladas (4,95 milhões ou 5% a mais que em 2014/15) e embarque de 56,75 milhões de t (2,43 milhões ou 4,5% extras) do produto em grão.

 

Para chegar a esse volume nas exportações, o país precisa remeter ao exterior média de 155 mil toneladas da oleaginosa em grão por dia. Neste mês, um terço desse volume está saindo de trem de Mato Grosso, o maior produtor nacional.

 

Sete comboios de cerca de 80 vagões partem diariamente dos terminais de Rondonópolis e outros dois saem de Alto Araguaia, no Sudeste mato-grossense. Os trens carregam, juntos, perto de 50 mil toneladas de soja, volume suficiente para encher 1,4 mil caminhões.

 

Rondonópolis se tornou o maior centro de embarque ferroviário de grãos do Brasil depois que a Rumo ALL inaugurou, em 2013, terminal que exigiu investimento de mais de R$ 800 milhões.

 

Mato Grosso está produzindo 28,5 milhões de toneladas de soja nesta safra, conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Nesta época do ano, passa a exportar mais de 1 milhão de toneladas por mês, a maior parte para a China.

 

As exportações têm estimulado produção cada vez maior de grãos. No caso da soja, cerca de três quartos da colheita brasileira devem ser exportados nesta temporada, conforme a Conab. Além das 56,75 milhões de t que estão deixando o país em grão, o setor deve embarcar 15,5 milhões de t de farelo e 1,4 milhão de t de óleo, o que soma 73,65 milhões de t.

 

Sobre a Rumo ALL

A concessionária, resultante da fusão entre Rumo e ALL, tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, 966 locomotivas, 28 mil vagões e quase 12 mil funcionários diretos e indiretos. Sua capacidade de elevação no Porto de Santos e no Porto de Paranaguá é de 29 milhões de toneladas ao ano.

 ASSESSORIAS DE IMPRENSA DA RUMO ALL

 

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