Rumo é considerada a 20ª instituição mais inovadora do Brasil

Após uma avaliação feita pela It Mídia, especialista em tecnologia da informação no país, a Rumo foi classificada como a 20ª instituição mais inovadora do Brasil. Ao todo, 225 projetos de TI foram examinados pela comissão avaliadora, que escolheu aqueles que promoveram algum tipo de benefício direto ou indireto para sua empresa.

A apresentação dos vencedores aconteceu no 5º IT Fórum Expo, principal atração da São Paulo Tech Week (maior encontro de tecnologia do país), ocorrida em São Paulo (SP) no começo de novembro.
O sistema Supervisório, idealizado e produzido pela Rumo para prever riscos de acidentes logísticos no transporte de cargas, já havia sido reconhecido antes pela Oracle Corporation, desenvolvedora mundial de softwares.

Supervisório

O sistema desenvolvido pela Companhia utiliza uma plataforma de dados (disponibilizada pela Oracle) para calcular variações mecânicas nas composições, durante o trajeto percorrido. Chamado de Supervisório, ele permite uma análise de segurança preditiva, identificando ocorrências antes que elas aconteçam efetivamente.

Através de uma série de sensores, que identificam câmbios de temperatura nas rodas, é possível registrar alterações quanto ao processo de frenagem dos vagões. Além de formar diagnósticos mais rapidamente, a análise de dados utilizada imprime maior confiabilidade aos cálculos registrados.

“A partir da utilização deste sistema já reduzimos o índice de acidentes, diminuímos os custos e aumentamos a produtividade. Então temos um ótimo incentivo para continuar desenvolvendo pesquisas neste seguimento”, garante o gerente de Tecnologia da Informação da Rumo, Robson Schmidt.

Sobre a Rumo

A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, mil locomotivas, 25 mil vagões e mais de 13 mil funcionários diretos e indiretos. Sua capacidade de elevação no Porto de Santos e no Porto de Paranaguá é de 29 milhões de toneladas ao ano.