Sistema desenvolvido pela Rumo ganha prêmio de destaque internacional

A Rumo foi convidada a exibir seu projeto de segurança logística no Oracle OpenWorld, uma das maiores convenções tecnológicas da atualidade. O software apresentado ganhou o Prêmio de Excelência Oracle por inovar em busca de melhorias empresariais, já que une tecnologia da informação à prevenção de acidentes no transporte de cargas.

O evento, ocorrido no começo de outubro, em San Francisco (Califórnia, EUA), promoveu o encontro de grandes líderes corporativos para a troca de ideias e referências científicas.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da Companhia, Robson Schmidt, participar de um encontro como o OpenWorld é uma oportunidade ímpar. “É imprescindível o uso de tecnologia e inovação para melhorar características básicas das nossas operações, e esse prêmio mostra que estamos no caminho certo”, afirma.

Supervisório

O sistema desenvolvido pela Rumo utiliza uma plataforma de dados (disponibilizada pela Oracle) para calcular variações mecânicas nas composições, durante o trajeto percorrido. Chamado de Supervisório, ele permite uma análise de segurança preditiva, identificando ocorrências antes que elas aconteçam efetivamente.

Através de uma série de sensores, que identificam câmbios de temperatura nas rodas, é possível registrar alterações quanto ao processo de frenagem dos vagões. Além de formar diagnósticos mais rapidamente, a análise de dados utilizada imprime maior confiabilidade aos cálculos registrados.

“Já garantimos a redução de acidentes e custos e o aumento de produtividade, então temos um ótimo incentivo para continuar desenvolvendo pesquisas no ramo”, garante Schmidt.

Sobre a Rumo

A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, mil locomotivas, 25 mil vagões e mais de 13 mil funcionários diretos e indiretos. Sua capacidade de elevação no Porto de Santos e no Porto de Paranaguá é de 29 milhões de toneladas ao ano.