Comgás integra projeto de revitalização do centro de Santos

Denominada de Alegra Centro, a ação de revitalização visa a retomada do desenvolvimento socioeconômico da parte histórica da cidade de Santos, com a implantação de edificações dotadas de infraestrutura de alta tecnologia. A Comgás integra o projeto, fornecendo gás natural aos principais comércios da região.

Neste mês, um dos mais tradicionais restaurantes da região, o Porta do Sol, especializado em peixes e frutos do mar, aderiu à iniciativa e foi interligado à rede de gás natural canalizado. O dono do estabelecimento, Francisco Carrera Rodriguez, disse que optou pela instalação de gás natural por causa da segurança que o sistema oferece. “Antes, tínhamos cilindros de GLP na entrada do estabelecimento e trocávamos de dois a três cilindros por semana. Durante a noite, a nossa preocupação era com a segurança. Hoje, com o gás natural, não preciso armazenar nada e avalio que os riscos foram mitigados”, esclarece.

A ligação de comércios no centro de Santos à rede de gás natural canalizado é apenas uma das frentes da companhia. Hoje, com um mercado mais maduro, a Comgás ingressa em novos desafios. Além de promover o energético nos segmento Residencial, Comercial e Automotivo, a companhia está trabalhando no desenvolvimento das “Novas Aplicações”, que abrangem cogeração, climatização e geração de energia a partir do gás natural. Isso significa dizer que é possível produzir energia elétrica, frio ou calor, a partir do gás natural.

Entre os empreendimentos que já adotaram o gás natural na Baixada Santista estão o Hospital Ana Costa, Câmara Municipal de Santos, Grupo Mendes, Shopping Miramar, Churrascaria Tertúlia, Universidade Santa Cecília (duas unidades) e o prédio da Petrobras, no Valongo. Em processo de finalização de obras, o futuro Hospital Municipal de Santos (antigo Hospital dos Estivadores) já assinou convênio com a Comgás para implantar a cogeração.