Comgás utiliza sistema SCADA no controle da rede

A Comgás vem desenvolvendo, desde 1997, em conjunto com empresas especializadas, o sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) utilizado atualmente para monitorar os dados em toda área de concessão. Ao longo dos anos, o sistema sofreu várias adequações e atualizações, em atendimento as necessidades demandadas pela Comgás (ex.: novas tecnologias, drivers de comunicação, sistema de monitoramento, etc...).


De acordo com o gerente assistente da sala de controle, Emerson Molina, o sistema customizado, SACADA, permite acompanhar remotamente, e em tempo real, dados referentes ao volume, pressão, temperatura, vazão e a taxa de odoração do gás natural canalizado em toda a concessão da Comgás. “O monitoramento é feito na Sala de Controle Operacional (SCO) que opera de forma ininterrupta, obtendo, com precisão, os dados nos City Gates, estações redutoras de pressão e grandes clientes espalhados na área de concessão”, afirmou Molina.
 
A maior vantagem do sistema é a possibilidade de monitorar à distância, aproximadamente mil pontos da rede de distribuição. O monitoramento é remoto, mas no caso de uma necessidade de atuação em campo, a maior parte das interações é presencial, em função da segurança no processo de distribuição do energético. As informações geradas são traduzidas em gráficos e tabelas, e utilizadas na gestão da rede de distribuição, bem como para subsidiar estudos e novos projetos.
 
Sobre a sala de controle (SCO):
 
De acordo com requisitos internacionais de segurança, e alinhada as melhores práticas do mercado, a Sala de Controle Operacional da Comgás, foi implementada e é mantida tecnologicamente atualizada para monitorar em tempo real toda a rede de distribuição de gás natural, 24 horas por dia, sete dias por semana. A Sala de Controle tem o objetivo de realizar o monitoramento dos City Gates (estação de transferência de custodia do gás), estações redutoras de pressão (ERP) e grandes consumidores (industrias, postos GNV e Termoelétricas etc). ​