Conheça o projeto Flor da Idade, Flor da Cidade

Há 16 anos, a Prefeitura de Itirapina, em parceria com o Instituto Florestal, criou o projeto “Flor da Idade, Flor da cidade”, para proporcionar atividades de educação ambiental, culturais e esportivas aos adolescentes de baixa renda e em situação de risco social, com faixa etária entre 13 e 17 anos, e regularmente matriculados em escolas públicas. Desde março deste ano, a Rumo também passou a contribuir com as atividades, por conta da sua presença na cidade e interesse em incentivar o desenvolvimento da sociedade.

No total, 32 jovens são atendidos atualmente pelo projeto. Divididos em duas turmas: uma matutina e outra no período da tarde, de segunda a sexta-feira, aprendem sobre a flora, com técnicas de plantio e cultivo de espécies vegetais, e da fauna, com pesquisas sobre animais silvestres. Além disso, dois dias da semana são reservados também para aulas de futebol e um para capoeira. Em anos anteriores, já foram realizadas outras atividades, como artesanato e pintura em tela.

Como benefício, além do conhecimento, os adolescentes recebem uma cesta básica e contam com refeição no local. Entre as obrigações, os jovens não podem ter mais que quatro faltas mensais.

Diversidade

Com uma produção anual de mais de 30 mil mudas, há o cultivo das mais variadas plantas, desde crisântemos a palmeiras no local, que também conta com uma horta orgânica, com alface, rúcula, espinafre, beterraba, pimenta, entre outros; mudas frutíferas de manga, goiaba, romã, etc; plantas ornamentais e orquídeas. Os produtos são colocados à venda sob a coordenação da APPI - Associação Promocional da Paróquia de Itirapina e o dinheiro arrecadado é dividido entre o projeto, para sua manutenção, e os jovens.

Com os aportes realizados mensalmente pela Rumo, foram realizadas melhorias como a reforma total das estufas do local e, futuramente, a reforma do refeitório. Para o próximo ano, a ideia é incentivar a inclusão digital, com a inauguração de uma sala de informática voltada, também, para a educação ambiental.