EESG Blog

Reorganização societária da Cosan com foco no G de Governança

O ano de 2021 começou com um sentimento de missão cumprida para nossa equipe na Cosan, devido à conclusão bem-sucedida da simplificação de nossa estrutura corporativa, que unificou a holdings em uma única empresa listada. Essa ação ressalta a maturidade de nossa governança corporativa que nos permite continuar ainda mais forte em direção a novas conquistas.

A operação fundiu a Cosan Limited e a Cosan Logística S.A. à Cosan S.A., consolidou os diversos free floats e aumentou a liquidez de nossos títulos. Luís Henrique Guimarães, diretor-presidente da Cosan, considera esse processo um “marco importante”.

Tal reestruturação aumenta a liquidez e desbloqueia: agora estamos listados no IBRX50, além de ganhar relevância no IBRX100 e no IBOV, e embora o tempo possa ser diferente para cada empresa em nosso portfólio, estamos nos preparando, para potenciais ofertas públicas iniciais (IPO) de subsidiárias.

Economia, Meio Ambiente, Social e Governança são nossos princípios por trás da criação de valor. Sa alocação de capital utilizável é nosso papel principal como holding e focando nossa energia na criação valor dentro e em torno de nosso portfólio é a melhor maneira de cumprir esse compromisso.

Valores e princípios nos guiam como um Grupo, mas a materialidade para a Cosan pode ser diferente da materialidade para cada negócio, como mostra a imagem abaixo.

Estamos comprometidos em promover valores éticos em todas as nossas equipes, transparência na forma como gerenciamos nossos negócios, alinhados a esses valores. Concentrar nossa energia no que é material é fundamental e os resultados da reorganização corporativa provam que está certo.

Clique aqui para ler o Relatório de Sustentabilidade 2020 e saiba mais sobre a agenda sustentável da Cosan.