EESG Blog

Resultados da Cosan para E de Econômico no primeiro trimestre de 2021

A pandemia do Covid-19 já atingiu seu primeiro ano e o número de casos e perdas permanece impressionante. Embora os sinais positivos de recuperação global sejam mais evidentes, à medida que a vacinação evolui, o Brasil apresentou piora na crise durante o primeiro trimestre de 2021 e novas restrições impuseram desafios adicionais à economia.

Os resultados do primeiro trimestre (janeiro, fevereiro, março) de 2021 (1T21)¹ da Cosan foram divulgados em 14 de maio e, apesar do cenário, registramos mais um trimestre de resultados consistentes. Cosan forneceu EBITDA ajustado proforma de R$ 2,6 bilhões (+8%) e lucro líquido ajustado de R$765 milhões (+18%), impulsionado pela expansão dos resultados da maioria das empresas:

  • A Raízen apresentou ótimos resultados em Renováveis & Açúcar na safra 20/21, encerrada em março de 2021, na contramão dos ganhos de produtividade e eficiência, e maximizando a rentabilidade do portfólio através da assertividade de nossa estratégia de marketing, precificação e hedge. Estamos captando mais valor em toda a cadeia de valor do açúcar e nossos produtos renováveis são cada vez mais valorizados pelo mercado.
  • Em Marketing & Services registrou fortes volumes no Brasil e na Argentina, apesar da pandemia, que combinados com ganhos decorrentes da estratégia de oferta e comercialização, fez com que o EBITDA se expandisse bastante.
  • Embora o distanciamento social tenha afetado o consumo de gás natural para alguns clientes, a Compass continua apresentando números robustos.
  • A Moove registrou crescimento relevante no volume, principalmente no Brasil, registrando outro recorde de resultados trimestrais.
  • E a Rumo², continua melhorando o desempenho na parte de trás do aumento da capacidade e das boas culturas no Brasil, capturando valor com uma abordagem comercial mais eficaz. Destaque para o início das operações da Malha Central no trimestre, possibilitados pelos investimentos realizados no plano de negócios da empresa.

Clique aqui  para ler o release completo com os destaques de cada empresa.

¹As comparações feitas no relatório consideram o 1T21 e o 1T20, exceto quando indicado de outra forma.
² A partir deste trimestre, nossos números refletem a nova estrutura societária, incluindo as finanças da Rumo, além das despesas operacionais e financeiras das participações fundidas.