EESG Blog

Você sabe o que é um green bond? Saiba tudo sobre o green bond da Rumo

A emissão de títulos é uma forma de empresas, bancos e governos arrecadarem dinheiro. Mas a transição de uma economia mais verde agora está mostrando mais benefícios para as empresas emissores e para investidores em todo o mundo, atingindo mais de 258 bilhões de dólares.

Neste ano, a Rumo, maior operadora logística da América Latina, atingiu uma participação de 30% em dívidas verdes (composta por um green bond, ou em português, título verde, e uma debênture) sobre o financiamento total da Companhia. Isso significa que parte relevante da dívida emitida pela Rumo está vinculada a projetos sustentáveis. O green bond é como um título padrão, com uma “característica verde”. Assim, o investidor concorda em dar a empresa emissora do título uma certa quantia para financiar projetos que tenham um benefício ambiental ou positivo ao clima. No caso da Rumo, por exemplo, os investimentos são voltados ao aumento da eficiência energética, para tornar o transporte ferroviário ainda mais limpo e eficiente, contribuindo para a redução das emissões de GEE e mitigação dos impactos nas mudanças climáticas.

Os investimentos vinculados a projetos verdes são um estímulo para o desenvolvimento sustentável, considerando a crescente valorização dos aspectos da sustentabilidade, demonstrando como a empresa está atuando no assunto. Essas iniciativas elevam o transporte ferroviário como um excelente aliado para a transição para uma economia de baixo carbono e cada vez mais eficiente. A existência de metas de redução de GEE de longo prazo é um tema importante para reforçar o compromisso da Rumo com as práticas ambientais e a antecipação dessa meta leva a empresa ao patamar de grandes empresas globais do setor, que são referências em sustentabilidade.

Um dos compromissos assumidos pelo grupo é buscar financiamentos que estejam atrelados a critérios de sustentabilidade, garantindo a destinação dos recursos captados e a transparência das informações, com taxas de juros mais atrativas e gerando impacto positivo no mercado. Em menos de um ano, a Rumo emitiu dois grandes financiamentos financeiros veiculados a sustentabilidade. Em 2020, com a emissão dos green bonds, foi a primeira ferrovia de transporte de cargas da América Latina a realizar esse tipo de ação. Em 2021, tornou-se a primeira empresa brasileira a realizar Debêntures Vinculadas à Sustentabilidade (“SLD”) por meio da Lei de Debêntures de Infraestrutura (12.431 / 2011), que regulamenta o mercado de debêntures de incentivo e amplia as alternativas de financiamento no longo prazo Recursos. Ambos os casos tiveram certificações externas, agregando credibilidade ao processo e atestando a robustez das operações.

Clique aqui para saber mais sobre o título verde, através das dicas do Climate Bonds para melhores práticas.