Empresa tem Conselho diverso e estruturado para otimizar desempenho e assegurar um modelo para a tomada de decisão ética e transparente aos seus stakeholders
As grandes empresas sabem que qualquer crescimento sustentável precisa estar amparado em boas práticas administrativas, liderança firme, organização, eficiência e plano estratégico bem definido para a atração de talentos e de investidores. Em resumo, segundo os principais analistas e gestores, é preciso ter foco em governança.
Na Cosan, uma empresa de capital aberto, governança, ética e transparência são valores inegociáveis e estão alinhados com as melhores regras e práticas Brasil. Isso se reflete por meio de Conselho Administrativo diverso e independente, responsável por definir as diretrizes e políticas gerais, além da supervisão da gestão dos diretores.
Desde 2005, a Cosan está listada no segmento do Novo Mercado da B3, no qual as empresas se comprometem a aderir às melhores práticas de governança corporativa, para além do que é exigido por lei.
O modelo de governança da Cosan é estruturado para otimizar o desempenho da companhia, o atendimento às regulamentações e assegurar um modelo para a tomada de decisão ética e transparente aos seus stakeholders.
Isso significa que a Cosan emite somente ações ordinárias e faz parte do programa de Ações Depositárias Americanas (American Depositary Shares – ADSs) nível 2, listadas na bolsa de valores de Nova York (New York Stock Exchange – Nyse), o que representa uma camada adicional de regulação a ser seguida, evidenciando a robustez das políticas e práticas que a empresa e seus negócios adotam.
A empresa assinou a carta de compromisso do Movimento Transparência 100%, uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU que busca engajar as empresas no combate à corrupção. Como destaque, estão a manutenção da nota “AA” no MSCI (empresa financeira americana com sede na cidade de Nova York, EUA, com a participação pela quarta vez consecutiva na carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3, e a menção à Cosan pela primeira vez no Sustainability Yearbook Member do S&P, que concentra companhias com boas práticas de gestão ESG.
Diversidade
O Conselho de Administração (CA) é o órgão máximo de governança e de deliberação colegiada da Cosan. Ele é composto atualmente por duas mulheres e sete homens, incluindo um membro que se autodeclara como LGBTQIAPN+. Essa composição reflete não apenas a diversidade de gênero e orientação sexual, mas também a variedade de experiências e perspectivas.
A Cosan seleciona cuidadosamente os membros do Conselho, enfatizando a diversidade, independência, e conhecimentos específicos em temas econômicos, ambientais, sociais e de governança, sempre alinhados ao propósito e estratégia da empresa.
No ano passado, o compromisso da empresa com a diversidade foi reconhecido com a concessão do selo WOB (Women on Board), um marco importante que reflete o progresso contínuo e a dedicação em aumentar a representação feminina em posições de liderança.
Todas as empresas que fazem parte do portfólio da Cosan, como Raízen, Compass, Rumo, Radar e Moove, mantêm comitês de auditoria, o que garante que a cultura e o modelo de governança corporativa sejam transversais na estrutura da holding.
A governança também é aplicada no processo de Gestão de Riscos da Cosan, responsável por disponibilizar as metodologias e ferramentas necessárias para dar suporte ao gerenciamento dos riscos que possam impactar a busca pelos objetivos das operações.