1. Perguntas comuns aos investidores iniciantes:
a. Como faço para investir na Cosan ou empresas do grupo?

Para investir nas ações da Cosan na B3, siga o passo a passo adiante:

  • Abra uma conta em uma Corretora de sua preferência. Para encontrar uma corretora de valores autorizada, acesse o site da B3: b3.com.br > seção Produtos e Serviços > Participantes > Busca de Participantes > Busca de Corretoras
  • Transfira a quantia que gostaria de investir
  • Acesse a plataforma (home broker) da sua corretora e escolha a ação desejada
  • Envie sua ordem de compra da ação através do código do ativo, por exemplo, “CSAN3” é a ação ordinária da Cosan na B3. Depois defina o preço e a quantidade de papéis
  • Uma vez executada a ordem, o acionista será responsável pelos custos da operação bem como as taxas envolvidas
  • A sua corretora será responsável por intermediar as negociações entre você e o mercado e executar as ordens de compra/venda de ações quando solicitado
b. O que é código de negociação e qual é o da Cosan?

“Código de negociação”, ou “ticker symbol”, é um conjunto de letras e/ou números que identifica o título na Bolsa de Valores. Os códigos de negociação dos títulos da Cosan são os seguintes:

Bolsa de Valores de São Paulo – B3:

  • CSAN3 – ações ordinárias;
  • CSAN3F – ações ordinárias no mercado fracionário (quantidade inferior ao lote de 100 ações);

Bolsa de Valores de Nova Iorque – NYSE:

  • CSAN – ADRs (American Depositary Receipts).
c. Qual é o lote-padrão de ações CSAN3?

O lote-padrão corresponde a 100 ações ordinárias da Cosan S.A..

d. Qual a diferença entre dividendos e juros sobre o capital próprio (JCP)?

No Brasil, de acordo com a Lei de Sociedade por Ações (6.4040/76), toda empresa de capital aberto deve distribuir aos seus acionistas no mínimo 25% de seu lucro líquido por meio de dividendos ou juros sobre o capital próprio. Ao comprar uma ação, o investidor está se tornando proprietário de uma parte da empresa e, desta maneira, tem direito à participação sobre os lucros aferidos. Os dividendos são recebidos integralmente pelo investidor, isto é, já são líquidos de imposto de renda (IR), uma vez que a companhia já efetuou o pagamento de impostos sobre o lucro.

Já com relação aos juros sobre o capital próprio, o acionista arca com o imposto de renda de 15% retido na fonte. É permitido que as empresas remunerem seus acionistas por JCP até o valor da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), e o valor distribuído incorre como despesa financeira no resultado da Companhia. Com isso, ela reduz o lucro tributável, diminuindo o IR a ser pago pela empresa.

e. O que é a data “ex dividendo”?

É a data de corte num processo de distribuição de dividendos pela Companhia na qual as ações passam a ser negociadas sem direito a recebimento dos dividendos pelos acionistas. A data “ex” é sempre divulgada por meio de ‘Aviso aos Acionistas’.

 

f. O que é a área de Relações com Investidores?

Trata-se da área responsável por garantir uma comunicação transparente e assertiva entre a Companhia e seus investidores.

A Cosan conta com uma área de Relações com Investidores composta por profissionais aptos a oferecer atendimento às dúvidas e solicitações dos acionistas, potenciais investidores e analistas do mercado de capitais, com transparência e fornecendo informações transparentes, seguras e abrangentes,. A Companhia mantém o site de RI (ri.cosan.com.br) constantemente atualizado, com canal específico para que qualquer pessoal interessada entre em contato, e realiza eventos como a reunião anual com investidores, teleconferências de resultados trimestrais em 2 idiomas, roadshows nacionais e internacionais, reuniões individualizadas (“one-on-one”) e participação em eventos e encontros com as principais instituições financeiras para a realização de reuniões com investidores.

g. Como posso entrar em contato com a área de RI da Cosan?

Clique aqui para acessar a nossa página de Fale com o RI.

h. Como faço para receber informações da Cosan com periodicidade?

Cadastre-se no nosso mailing para receber todas as nossas comunicações clicando aqui.

2. Perguntas comuns aos detentores de ações ordinárias da Cosan S.A. (B3: CSAN3):
a. Qual é o banco depositário das ações da Cosan?

O Itaú é o nosso banco depositário das ações ordinárias que emitimos. Para mais informações, clique aqui

b. Como posso obter informações acerca de posição acionária, atualização cadastral e recebimento de dividendos das ações da Cosan?

Toda e qualquer informação poderá ser obtida por meio da sua própria corretora e/ou por meio do Banco Itaú. Clique aqui para entrar em contato.

c. Não recebi o Informe de Rendimentos, como devo proceder?

Caso necessite não tenha recebido seu Informe de Rendimentos, por favor, entre em contato com o Banco Itaú, Custodiante da Companhia. Clique aqui para entrar em contato.

d. Quais são os direitos do acionista da Cosan?

Os titulares das ações da Cosan possuem todos os direitos assegurados às ações ordinárias, nos termos previstos no Estatuto Social da Companhia, na Lei das Sociedades por Ações (Lei das S.A.) e no Regulamento do Novo Mercado, tais como:

  • Direito de voto nas Assembleias Gerais, sendo que cada ação da Cosan corresponderá a um voto;
  • Direito de preferência, de forma proporcional ao número de ações de sua titularidade, na subscrição de novas ações, de debêntures conversíveis e de bônus de subscrição de emissão da Companhia, observado o prazo legal para exercício deste direito;
  • Direito de recebimento de dividendo mínimo obrigatório, nos termos previstos no artigo 202 da Lei das SA’s.
e. Como faço para participar de uma assembleia de acionistas da Cosan?

Atualmente a legislação prevê que as companhias abertas realizem suas assembleias de modo presencial, hibrido ou exclusivamente digital, sem prejuízo, em qualquer uma delas, do uso do boletim de voto a distância como meio para exercício do direito de voto.

Para cada assembleia geral da Companhia, seja ordinária ou extraordinária, divulgaremos um edital de convocação, nos termos do artigo 124 da Lei das S.A. e da Instrução CVM nº481/2009, que informará aos acionistas a data e local da respectiva assembleia, a ordem do dia, as instruções para participação e voto, bem como a forma que ela se realizará.

f. Quando a Companhia realizou o último pagamento de proventos aos acionistas?

Para conferir o histórico de pagamento de proventos aos acionistas, clique aqui.

g. A Cosan possui programa de recompra de ações ativo?

Para detalhes a respeito do Programa de Recompra de Ações da Companhia, clique aqui.

3. Perguntas direcionadas aos detentores de ADSs da Cosan S.A. (NYSE: CSAN):
a. O que é uma ADS (American Depositary Shares)?

Trata-se de um recibo representativo de ações emitidas por empresas que não são domiciliadas em território norte-americano. De maneira prática, uma ADS pode ser vista como uma ferramenta utilizada pelos investidores que negociam nas bolsas dos Estados Unidos para adquirir ações de companhias de outros países. Ao comprar uma ADS, o investidor não está necessariamente comprando a ação de determinada empresa, mas sim títulos representativos daqueles papéis. As ADSs são cotadas e negociadas em dólares, e, no caso da Cosan S.A., são listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

b. Que tipo de companhia emite ADS?

Os emissores de ADSs são tipicamente grandes companhias que buscam aumentar seu acesso ao mercado de capitais internacional. Qualquer empresa que seja de fora dos Estados Unidos e deseje aumentar seu capital e liquidez pode emitir ADSs.

c. O que é um ADS ratio?

Uma ADS pode representar uma, mais de uma ou uma fração de ação. A relação estabelecida entre a ADS emitida e a ação de seu lastro é chamada de ADS ratio. No caso da Cosan, cada ADS emitida é equivalente à uma ação ordinária (relação de 1:1).

d. Como investidor nacional, posso aplicar em ADSs?

Sim. Porém, para comprar e vender suas ADSs, o investidor precisa ter uma conta no exterior.

e. Quem é o banco depositário das ADSs da Cosan e qual a função dele?

O banco depositário das nossas ADSs é o J.P. Morgan Chase Bank. As instituições financeiras que exercem essa atividade são responsáveis por todos os serviços de emissão e transferência de ações para um programa de DS (Depositary Shares). O banco é responsável por todo o serviço aos acionistas, desde o seu cadastro até o pagamento de dividendos em dólares.

f. Como saber quantas ADSs eu possuo?

Os detentores de ADSs deverão contatar o J.P. Morgan Chase Bank através das opções abaixo:

Telefone:

1-800-990-1135 (Estados Unidos e Canadá) ou;

1-651-453-2128 (investidores de fora dos EUA e Canadá);

E-mail:

Acesse https://www.shareowneronline.com/informational/contact-us/ (página somente em inglês). Caso queira saber de mais informações gerais a respeito das ADSs, por favor, acesse ADR.com.

 

4. Sobre a Cosan:
a. Quais são os negócios e as empresas que compõem o portfólio da Cosan S.A.?

A Cosan possui um portfólio bastante diversificado de ativos, atuando nos segmentos de energia e logística, segmentos estratégicos e essenciais para o desenvolvimento do Brasil. Fazem parte do nosso Grupo: Raízen (distribuição de combustíveis, produção e comercialização de açúcar, etanol e energia elétrica), Compass (infraestrutura, distribuição e comercialização de gás natural), Moove (produção e distribuição de óleos lubrificantes) e Rumo (transporte logístico).

b. Quais são as agências de rating que avaliam o risco do Grupo?

Atualmente, as agências de rating que nos avaliam são: S&P, Moody’s e Fitch. Na seção de “Endividamento e Ratings” encontra-se a estrutura de dívida consolidada do Grupo, bem como os nossos níveis de alavancagem e as últimas atualizações dos ratings de cada agência.

Clique aqui para saber mais.

c. Qual a periodicidade das informações financeiras do Grupo?

As informações financeiras do Grupo Cosan são fechadas, auditadas e divulgadas ao mercado trimestralmente conforme regras e prazos determinados pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários na instrução CVM nº 480, de 07 de dezembro de 2009.

d. Onde posso encontrar as informações sobre os resultados financeiras e operacionais que a Cosan divulga?

Para acessar todos os nossos relatórios operacionais e financeiros, visite nossa Central de Resultados, clicando aqui. Nela você encontra as demonstrações financeiras, apresentações e releases de resultados, entre outros materiais.

5. Reorganização Societária
a. O que foi o processo de reorganização societária do grupo?

A reorganização da estrutura societária do Grupo Cosan, aprovada em 22 de janeiro de 2021 em Assembleia Geral Extraordinária, consistiu na incorporação de sociedades de controle comum, Cosan Limited e Cosan Logística, pela Cosan S.A., que passou a ser a única <em>holding</em> do Grupo.  Clique aqui para saber mais sobre as motivações e benefícios da transação para a Companhia.

Todos os documentos submetidos ao mercado durante todo o processo, em ordem cronológica, estão disponíveis <a href=”https://ri.cosan.com.br/proposta-de-reorganizacao-societaria/”>aqui</a>.

b. Quais foram os ratios de troca das incorporações?

As relações de troca para cada ação da Cosan S.A. foram de 0,772788 e 3,943112 ações da Cosan Limited e Cosan Logística, respectivamente. Estes ratios foram determinados por comitês independentes instalados pelos respectivos conselhos de administração, e foram formados por profissionais não-administradores das Companhias, sem dependência ou conflito de interesse e com notória capacidade técnica para analisar, discutir e negociar o valor justo de cada empresa envolvida na transação.

c. Com a aprovação da transação, quais são os próximos passos?

Após aprovação em assembleia, inicia-se o período de 30 dias para o exercício do Direito de Retirada por parte dos acionistas da Cosan Logística com prazo até 23/02/2021, inclusive. Após esta data, o Conselho de Administração da Cosan se reunirá para confirmar o aumento do capital social e a quantidade de ações emitidas para a incorporação da Cosan Logística. Com isso, as companhias divulgarão um Fato Relevante ao mercado de forma conjunta informando sobre:

  • a consumação da operação perante a B3, que será a data de corte em que os acionistas que forem titulares, no encerramento do pregão, de ação de emissão da Cosan Logística receberão ações de emissão da Cosan, em substituição às ações de emissão da Cosan Log de sua titularidade, de acordo com a relação de troca previamente estabelecida (ver “Quais foram os ratios de troca das incorporações?”);
  • a data de encerramento das negociações das ações de emissão da CZZ e da Cosan Log na NYSE e na B3, respectivamente;
  • a data em que ocorrerá o crédito as novas ações da Cosan para os acionistas de CZZ e Cosan Log. Ainda, como parte da incorporação da Cosan Limited, a Cosan constituirá um programa de ADSs que serão listados na NYSE. Acionistas detentores de ações de Classe A emitidas pela CZZ receberão um ADSs para cada 1 (uma) ação ordinária de emissão da Cosan. Após a incorporação, qualquer titular de ADS poderá cancelar tal título e receber em substituição número equivalente de ações ordinárias devidamente emitidas e integralizadas. Os acionistas da CZZ que manifestarem seu interesse pela substituição dentro do prazo de 15 dias corridos após a incorporação da Cosan Limited estarão dispensados do pagamento da taxa de cancelamento ao banco depositário.
d. Vocês vão fazer IPO dos negócios?

Embora ainda não haja um cronograma fechado para tanto, acreditamos que naturalmente empresas como Raízen e Moove serão listadas em bolsa. A reestruturação societária acaba por destravar o valor atualmente existente nas empresas do Grupo Cosan e também possibilita a captação de recursos seja por intermédio de uma oferta pública inicial de ações ou por ofertas subsequentes (follow-on), especialmente por fortalecer os padrões de governança corporativa e centralizar o fluxo de caixa dos negócios operacionais controlados e co-controlados pela Cosan.

e. Sou acionista da RLOG, o que é direito de recesso?

O direito de recesso garante aos acionistas minoritários, caso discordem de determinadas deliberações da Assembleia Geral, o direito de retirarem-se da Companhia recebendo o valor patrimonial a preços de mercado das ações de sua propriedade.

f. Sou acionista da CSAN, RLOG, CZZ, quais ações preciso tomar?

Os acionistas da Cosan Logística que desejarem exercer o seu direito de retirada precisam declarar interesse até 23/02/2021, inclusive. Já para o caso dos acionistas da Cosan Limited, que receberão ADSs, haverá um período de 15 dias para solicitar, caso assim desejem, o cancelamento de suas ADRs e recebimento de ações ordinárias em substituição sem custo de taxa de cancelamento.

 

Última atualização: 17 março, 2021