Sustentabilidade

Luis Henrique Guimarães Luis Henrique Guimarães CEO

Na Cosan, acreditamos no conceito do EESG. Incluindo o “E” de Economics como o quarto pilar de sustentabilidade, reforçado com a entrega consistente de nossas empresas. Para nós, pensar em sustentabilidade é pensar essencialmente em valores e gestão. Valores são os princípios que sempre nortearam nossas ações. Gestão é a garantia de que agimos e colocamos nossa capacidade de execução a serviço dos nossos valores.

É certo que existem muitos desafios e incertezas pela frente. Mas, nossas empresas, como protagonistas em seus segmentos de atuação, estão preparadas para liderar as transformações que almejamos para o Brasil, com oferta de energia mais limpa e com logística eficiente e confiável, apoiando os clientes na descarbonização de atividades e operações.

Compromissos com o Desenvolvimento Sustentável

Revisamos nossa matriz de materialidade, ampliando o universo de stakeholders consultados para a definição de nossos temas prioritários, e a partir dessa lista, evoluímos na quantificação dos nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável.

Nosso Jeito

Somos a Cosan, uma holding comprometida com o desenvolvimento do Brasil e que, cada vez mais, investe em negócios dedicados à logística integrada e à diversificação da matriz energética brasileira.

Empreendedorismo, Ética, Empatia e Estímulo são os 4 E’s que nos impulsionam há mais de 80 anos. De várias formas, o Nosso Jeito Cosan movimenta o dia a dia de indústrias e pessoas e está refletido no trabalho de mais de 40 mil profissionais que sonham e correm atrás para fazer a diferença.

Índices que Participamos

Handprint – Efeito multiplicador do nosso portfólio

Relatório de Sustentabilidade

Elaboramos o Relatório de Sustentabilidade em conformidade da Global Reporting Initiative (GRI) – opção Essencial –, incluindo indicadores do Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade (Sustainability Accounting Standards Board – SASB), e apresentando nosso plano de ação para cada uma das 11 recomendações da da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (Task Force on Climate-related Financial Disclosures – TCFD), como parte do nosso compromisso de evolução nesta trajetória.

Aqui você encontra o Webinar de ESG, realizado em 2020, quando tornamos públicos nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável.

Mobilização contra a Covid-19

Nossa prioridade sempre foi garantir a segurança e preservar a saúde dos nossos times. Em 2020, diante dessa crise sem precedentes, reafirmamos este compromisso colocando as pessoas sempre em primeiro lugar, ao mesmo tempo em que buscamos assegurar a continuidade das nossas operações essenciais.

Instituímos, desde o início, comitês de crise – unindo os talentos e somando os esforços de todos os nossos negócios – que vêm se reunindo de forma diligente e organizada para avaliar todas as externalidades relacionadas à evolução da Covid-19 e estabelecer ações coordenadas. Adotamos um completo plano de contingência, visando garantir a preservação da saúde, física e mental, dos colaboradores, assim como a segurança e a continuidade das nossas operações, mantendo contato próximo com autoridades, fornecedores, clientes e demais stakeholders.

Fomos um dos primeiros grupos empresariais a firmar o compromisso público de preservar o quadro de funcionários durante a pandemia, em linha com a nossa prioridade de zelar pelo nosso principal ativo – as pessoas. Nossos times das áreas administrativas aderiram ao regime home office, e adequamos todas as nossas instalações e processos para garantir a integridade dos profissionais que precisam estar em campo. Além disso, todos os colaboradores que integram os grupos de risco para a Covid-19 foram orientados a adotar medidas específicas de isolamento, cuidados e monitoramento. Cada negócio tem conduzido seus planos próprios de ação e de comunicação para a segurança no trabalho, nas unidades e nas ruas.

E não olhamos apenas para dentro. Desde o início, nos mobilizamos de imediato, colocando nossa capacidade de contribuição, gestão e execução à serviço da sociedade para ajudar a mitigar os impactos da pandemia. As doações do nosso grupo já somam mais de R$ 25 milhões, e foram destinadas principalmente a hospitais e equipes de saúde, e comunidades no entorno das nossas operações.

Sabemos que não há como prever quando será de fato o fim da pandemia da Covid-19, mas seguimos confiantes na nossa capacidade de zelar pelas pessoas e impulsionar o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Clique aqui para baixar nosso relatório de sustentabilidade de 2020